O exemplo da Aldeia de Mato podia ter sido difundido por mais quatro ou cinco locais do Norte do concelho. Realidade que na margem oposta, que abarca os concelhos de Tomar e Ferreira de Zêzere, surge com toda a naturalidade e já há mais anos.
Ao ficar só consignado na Aldeia de Mato, na soberba da fraca concessão e do mau dimensionamento de 2002, pareceu ser mais uma aposta com intencional reserva, pela equipa socialista. Como que destinada a correr mal. A actual gerência da concessão obrigou a outra atitude municipal.
Todavia, as limitações dos apoios municipais são bem visíveis, com a falha nos acessos, nomeadamente no arranjo da Estrada do Vale da Vinha à EN 358 e à interligação com a unidade do Vale Manso e o cruzar "asfixiante" pela sede de freguesia.
As omissões do planeamento municipal são por demais evidentes.
Para azar da "família socialista" as coisas até estão a correr melhor do que se esperava...
Estranha-se, que a Câmara Municipal não tenha ainda pegado neste caso e tenha iniciado outras concessões mais bem elaboradas e com sustentabilidade, na península da Cabeça Gorda, na Foz do Souto, nas Sentieiras, na península do Carrapatoso, na Cabeça Ruiva, diante da Ilha do Lombo e a Estalagem Lagoa Azul, na Conheira, em Água das Casas e na Matagosa.
Era este o potencial turístico da Albufeira que poderia dar outra reviravolta na vida municipal. Bastava pegar num projecto de 10 ou 20 milhões e ter esquecido a "charca" do Aquapolis, essa tontataria tão elogiada por Nelson Baltazar, Jorge Lacão e o resto da equipa de Nelson de Carvalho, que agora anda a publicitar "as melhores oportunidades do mundo para os jovens" em cidades com Shenzhen na China, onde as regras de trabalho se equiparam à escravutura do séc. XVIII, e onde numa multinacional depois dos dez suícidios ocorridos desde Janeiro, a empresa já obriga os seus funcionários a declararem que não se tencionam suicidar...
Veja-se o "empenho municipal" com os incentivos de 128 milhões na fotovoltaica do Pego e logo se percebe, como mais vale cair em graça, do que ser engraçado...