Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

3 127 - O súbito interesse de meio mundo abrantino pela discussão da revisão do PDM traz água no bico...

Quando a partir desta última semana comecei a escrever alguns post direccionados para o PDM estava muito longe de imaginar que o PDM iria ser alvo de debate imediato.
Apenas sabia de há um mês atrás do interesse da Engª Manuela Ruivo em ouvir as minhas opiniões sobre o PDM, um tema que reconhecia ser alguém com profundo conhecimento das suas lacunas no concelho. E de incluir o PDM em próximos debates públicos.
Fui convidado. Estava disposto a participar em debates alargados, desde que não fosse inteiramente afecto ao PSD, mas à Cidadania Local.
Soube entretanto, que não terá havido abertura(?!) - do núcleo duro do costume no PSD local - para eu poder falar, o que nem surpreende, pois já havia mostrado inteiro cepticismo e alguma renitência numa conversa com a responsável local do PSD.
Porque ao contrário dela eu conhecia melhor o concelho e o PSD, do que ela. mas desejei-lhe grande sucesso.
Como não houve abertura para participar no chamado "debate do PDM" organizado pela Concelhia PSD em Rio de Moinhos, declinei o convite para assistir ao mesmo e justifiquei-o em email enviado à Engª Manuela Ruivo.
De resto não me revia naquele painel, estranho ao PDM de Abrantes.
Só reconheço validade técnica e competência a um dos 7 oradores convidados: o Engº António Paiva, ex-presidente da Câmara de Tomar, que em 2002 soube acautelar melhor os interesses das populações ribeirinhas, opondo-se à negligente actuação de técnicos do INAG, apoiados por ignorantes e submissos autarcas de Abrantes, como o ex-vereador Pina da Costa, no caso do POACB ( o Plano de Ordenamento da Albufeira do Castelo de Bode).
Até dá vontade de rir como alguns analfabetos fingem congratular-se com a nossa Bandeira Azul cá deste lado, como se não fossem de igual pureza, as mesmas águas da albufeira que batem na margem de Tomar.
.
No resto, vejo lá um autarca que há um ano negava com sobranceria, que o PDM não é o responsável pelo definhamento do Souto e dizia-me com superior ar de desprezo e enfado e até escárnio, - dando ares de superioridade para quem já leva mais anos de experiência de vida do que ele de idade - de que eu era estranhamente, talvez o único político em Abrantes a persistir nesse erro de atribuir os males ao PDM, o que só podia ser um claro sinal de que eu estava só e isolado nessa luta condenada ao insucesso.
Fiquei perplexo ao ver agora que ele será o orador com um tema - nem mais, nem menos - que intitulado " Os constrangimentos do PDM na freguesia do Souto"!
Só espero que se ele usar alguns dos meus textos que os consiga ler sem os deturpar. No mais está autorizado a lê-los, desde que cite a fonte e a autoria dos mesmos.
Não, não pode ser. Eu fiz confusão, dirão as vozes amestradas do costume!
Pois aí está. O mais do mesmo!
.
Do autarca anfitrião, que desde 2002 teve assento na presidência da Assembleia de Freguesia e depois em tesoureiro ouvi dizer na rádio, a propósito de uma reunião, nos finais de 2009, em que participaram todos os presidentes de junta, a convite da CMA para debater o PDM, de que nunca ouviu falar de certas limitações infligidas pelo PDM à sua e a outras freguesias. Do colega ex-presidente junta e vereador há meses, sempre vi nele confundir o PDM com a elevada defesa do ambiente de que o dito PDM seria o garante todo poderoso, o que já dá uma ideia das teias de aranha lá por casa...
.
Presume-se que o novel autarca ao ir agora falar sobre o PDM, não só da sua freguesia que acabou de conhecer algumas coisas há meses atrás, mas do PDM de todo o concelho, não saiba dizer mais, do que aquele pouco que ouviu dizer à eleita municipal do PS há uns meses atrás, o que é bastante pouco, e nada oportuno para o PSD prosseguir.
Acresce, que vai a esse debate em nome da oposição PSD. Espere-se que não seja para apresentar lugares comuns e justificações, das muitas que terá ouvido aos técnicos e autarcas do PS, em desespero de causa.
Mas já nada me espanta!
.
Quanto a um arquitecto que a primeira vez que falou de PDM em 2001 numa conferência da sua candidatura foi para dar conhecimento de umas dicas que minutos antes eu lhe ditara, pois nunca supôs que o PDM pudesse estar mal articulado com o desenvolvimento do concelho ou fosse algo controverso, nem vale a pena espera nada de útil para os fregueses ou municípes.
Espero que os escribas do blog dos "Amigos por Abrantes" estejam a compilar todos o trabalho para o mentor desse blog, e a acrescentar-lhe a visão que ninguém lhe reconhece.
Em Abrantes tudo como dantes...

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue