lagamart - « o presidente da Junta de Freguesia do Tramagal (durante a reunião da Assembleia de Freguesia do Tramagal) disse, que tinha acabado de chegar de uma reunião, a terceira, do Conselho Municipal de Segurança, do qual faz parte.
E frisou com satisfação que "a casa está a começar a ficar arrumada depois de duas reuniões com algumas tricas políticas, e que nesta reunião se avançou para a criação de duas comissões, uma para a zona urbana e outra para a zona rural onde o Tramagal se insere."
E frisou com satisfação que "a casa está a começar a ficar arrumada depois de duas reuniões com algumas tricas políticas, e que nesta reunião se avançou para a criação de duas comissões, uma para a zona urbana e outra para a zona rural onde o Tramagal se insere."
" A casa está a ficar arrumada depois de duas reuniões com algumas tricas políticas". Após esta afirmação do autarca do Tramagal, já se percebe a manipulação "orquestrada" com a presidente de Câmara. E aonde querem chegar. Só que o autarca do Tramagal está mais "arrumado", do que pensou.
Porque eu me apercebi dessa "manobra caseira" decidi não ficar em nenhuma das duas comissões: uma a do meio urbano e, outra, a do meio rural. Aliás, já se sabe qual é o "parente pobre": o meio rural, claro!
PASME-SE como o autarca da única VILA do concelho se deixou "instrumentalizar" e acedeu alinhar a VILA do Tamagal no grupo do "MEIO RURAL".
Como muito bem assinalou o Abílio Pombinho na reunião da Assembleia de Freguesia, o "Tramagal passou de cavalo para burro".
Isto é só para provar como mesmo no seio dos autarcas do PS, há uns que são mais iguais que os outros. Aqui o autarca do Tramagal que até considero um voluntarioso e homem de iniciativa, poderá ter sido ludibriado, sem dar conta disso.
Veja-se o reflexo da manipulação que o terá levado a maldizer das "tricas políticas" e acreditando piamente, que agora " a casa já estava arrumada"!
Arrumada ficou a VILA do TRAMAGAL! COMO SEMPRE!
.
Agora ocorre-me perguntar: o que é que as duas comissões de trabalho poderão fazer fora ou nas costas do Conselho Municipal de Segurança? Só assim é que podem ser mais produtivas? Como? Escondendo-se dos demais Conselheiros?
A presidente de Câmara prestou-se a este jogo? Isto credibiliza-a, em quê?!
.
Para a "Comissão de Segurança do Meio Urbano" será que os Srs Conselheiros quererão ir a casa das famílias de risco?
Seriam mais bem sucedidas do que os dois guardas quando foram agredidos pelo pai de um dos implicados no homícidio da Área de Serviço Mouriscas-Abrantes na A-23, quando foram a casa desse pai?
O que é que uma Comissão de dez ou doze, quer fazer ou pode fazer que não o proponha diante dos 29 Conselheiros Municipais?
Há ali jogadas por debaixo da mesa?
Até num Conselho Municipal de Segurança o PS quer brincar ao gato e ao rato?
Que autoridade moral assiste à presidente e à vereadora da Acção Social, quando já carregam com tão maus indícios no caso do apoio suspenso pelo Banco Social atrás relatado?
Acaso não perceberam que o Conselho Municipal instituído pela Assembleia Municipal acabou por ficar "desprestigiado" por estas manobras?
.
NÃO SURPREENDE que assuntos tão importantes como a Protecção Civil e Combate a incêndios tenham ficado "arrumados" em 20 minutos!
A presidente "arrumou" os fogos mandando o Coordenador da Protecção ler um papel com umas linhas básicas de alertas, acções e actores no terreno dos fogos. Curiosamente, esse Coordenador é o ex- comandante que 37 bombeiros em 2003 se recusaram a obedecer-lhe no comando e Nelson de Carvalho o teve que "repescar" para adjunto da Protecção Civil, nomeando outro novo comandante ( Luís Pombo). Esse Coordenador "esteve" no desastre dos grandes fogos de 2003 e 2005, quando os fogos da floresta a sul e a norte acabaram dentro da cidade... Lá estava há dias numa foto publicada no blog " Amigos por Abrantes", atrás dos desesperados e horrorizados Durão Barroso e Nelson de Carvalho...
Mas essa grande tragédia, nesses dois anos, só mereceu 20 minutos de discussão. A casa já estava arrumada! Que desilusão os espera a eles e a todos os abrantinos. Não há nada de bom nestas "arrumações da casa". Com dez minutos a pertencerem ao Coordenador e ao Comandante dos Bombeiros, chutou-se para canto!
É assim que as coisas morrem e se abafam neste concelho. Os fogos deste verão, ainda estão para vir.
Eu bem avisei: há um plano para deixar arder Abrantes!
Será o Sr. Comandante dos Bombeiros, com a sua postura responsável, capaz de nos evitar sérios problemas?