Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 13 de julho de 2010

3 213 - A RUA JOTA PIMENTA - a proposta do então vereador do PSD João Pico

Pese vozes de burro, já terem dito coisas horrorosas e caluniosas, esse foi um momento de grande justiça, para o maior benemérito da freguesia do Souto.
.
Em 1970, pretendia-se construir a Casa do Povo, num local que o então presidente Dr. Agostinho Batista considerava demasiado afastado do centro. Numa reunião no local, a que também assisti, foi o Sr. Pimenta quem solucionou logo aquele problema.
A distância para o adro, em linha recta, era de 100 metros. Daí, que sugerisse ( e fizesse) precisamente uma rua em linha recta, da Sociedade até à Rua das Amendoeiras. Nunca mais me esqueci daquela facilidade na forma de actuar, de decidir e de concretizar. Comprou as fatias de terreno e pagou a abertura da rua. Tudo obras ditas e feitas e sempre muito cuidadas no pormenor, como a construção dos muros a protegerem os quintais dos cedentes. Um exemplo que memorizei, pela vida fora.
Entre os dirigentes associativos e os fregueses foi-se falando em dar o nome “ João Pimenta” àquela rua e ao campo de futebol. Existem actas dessas boas intenções.
Mas, veio a revolução de Abril e já depois do seu regresso do Brasil, onde esteve exilado, a junta de maioria PRD, em 1985, onde o actual presidente era na altura tesoureiro, não teve a nobreza de um gesto à altura daquele benemérito. Sem qualquer rasgo de memória e de justiça limitou-se a dar o nome : Rua da Sociedade Recreativa.
Durante a minha passagem pela vereação em Julho/ Agosto de 2002, apresentei logo uma proposta que para meu espanto, foi aprovada por unanimidade, para atribuição do nome João Pimenta, àquela mesma rua. Fazia-se justiça, embora 32 anos depois !
Estranhamente, o actual presidente da Junta do Souto, apesar de se dizer muito grato, porque aprendera com os irmãos uma profissão na empresa do Sr. Pimenta, disse não. Não se sabe, se com ciúmes da minha iniciativa, ou por qualquer outra conveniência. Tão pouco sentiu remorsos de carimbar a carta (se é que a escreveu), debaixo do tecto da sede da junta, construída e oferecida pelo Sr. Pimenta ao povo. Denunciei o caso, no final de uma reunião da Assembleia Municipal em 29/9/02. E esperei, na minha boa fé, de uma tomada de posição inequívoca dos presidentes municipais, ali presentes que demovessem o autarca do Souto a ponderar. Para quem tantos elogios dera era o mínimo a esperar. Debalde. Fez-se um silêncio tão ou mais estranho, quanto o facto bizarro de uma deliberação camarária por unanimidade poder ser anulada, por uma simples carta da junta. Pese a deliberação da Assembleia de Freguesia do Souto, com a aprovação por unanimidade do nome da rua João Pimenta. Tudo muito estranho.
Mais estranho ainda, quando o Presidente da Câmara declara, na sessão camarária de 6/10/03, que nunca mais soube de nada, depois da negativa do presidente da Junta. Estranho desinteresse aquele. Nem ele nem o Dr. Lacão, tão lestos no nome da Escola António Torrado, se interessaram mais pelo abrantino com quem privaram e tanto elogiaram. Arrepia esta postura dos autarcas do PS. Isto, não pode estar a acontecer. Não pode ser verdade. É uma postura desumana. De muita falta de respeito, por um grande abrantino e no fundo por todos nós fregueses e munícipes. Que nos deixa a todos seriamente preocupados. E mais não conto, por vergonha e porque é Natal ...
texto publicado há anos, no " Nova Aliança"

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue