O PSD EXIGE QUE AS CHEFIAS TENHAM O "CANUDO" CERTO e AFERIDO.
POR MIM, PRETENDIA SERVIÇO PRESTADO A TEMPO E HORAS, COM COMPETÊNCIA E RESPEITO PELOS MUNICÍPES... já esperámos 36 anos e nem assim chega?!
O exemplo ontem aqui divulgado, do freguês do Tramagal, que requereu em Fevereiro, licença para arranjar a fachada em Abril e Maio e só obteve deferimento em 26 de Julho, dá bem a prova do miserável serviço do urbanismo local.
Um pedido daqueles merecia todo o carinho e apoio. Desde a redução de taxas, à opção seu pagamento a prestações ( e entre Fevereiro e Julho, até resultou em prejuizo para a autarquia na espera da receita, muito mais gravoso do que o pagamento a prestações, diante de um despacho de 48 horas).
Podíamos ir por este caminho: apresentar duas fotografias tamanho A-5 da casa e das casas contíguas nessa rua; daí partia-se para a definição de cores na conformidade com a vizinhança ou o que estivesse superiormente definido no PDM ou PU; dava-se conhecimento por email, à Junta de Freguesia, aos Bombeiros, GNR, PSP, das obras a iniciarem-se, para os mesmos tomarem em conta os impedimentos ao trânsito; e a resposta nas 48 horas seguintes ao interessado, com deferimento sujeito às regras definidas para a freguesia ou para aquela artéria.
.
E FOSSE NO DEPARTAMENTO da NUT III... Algures no Médio Tejo...?!
Com o desenvolvimento informático que tanto apregoam as coisas até se podiam resolver de um dia para o outro...
Com o levantamento da licença um folheto com algumas regras e cuidados urbanísticos a preservar. E quiçá uma nota simpática de que seria atenuada em xis a taxa municipal pelo interesse na preservação e requalificação pretendida e exposta no requerimento.
Assim tínhamos país e tínhamos futuro!
EM 36 ANOS, ainda não se chegou a esse patamar de cidadania!