TESTEMUNHA DA EXPLOSÃO
Moradores da região e operários das fábricas vizinhas foram afastados cerca de 500 metros antes de as explosões começarem. "Foi essa retirada que salvou vidas", disse Ivone Capuano, proprietária da Fábrica de Panelas Clock, localizada na mesma rua.
A indústria teve uma parede atingida por um cilindro e parte do telhado. Nove carros estacionados na rua foram atingidos pelas explosões e quatro ficaram totalmente carbonizados.
"Ouvimos as primeiras explosões 20 minutos depois de o fogo estar alto", disse Luiz Carlos D'Angelo, gerente de vendas da Fopame Materiais Siderúrgicos, localizada em frente ao depósito da Ultragaz.
"Um botijão de 90 quilos fez um rombo de 2 m2 no tecto e caiu dentro do departamento de informática, onde trabalhavam 10 pessoas".Os moradores das ruas vizinhas a Cadiriri, entretanto, não aceitaram as justificativas da empresa.
"É um absurdo a engarrafadora permanecer instalada nesta região", disseAlexandre Petroni, que mora a 300 metros do depósito da Ultragaz. A casa dos pais de Alexandre foi atingida por um dos botijões e ficou com o telhado completamente destruído.
No momento do incêndio, 84 crianças entre 4 meses e 6 anos estavam na escola. "Parei um ônibus que passava vazio pela rua para levar as crianças para longe daqui", contou ela. "Foi pavoroso", disse.
CAUSA PROVÁVELAs causas do início de incêndio serão apuradas por técnicos da Ultragaz e peritos criminais da Polícia Científica. Segundo a Diretoria da Empresa, sabe-se que o problema foi gerado no Sistema de Engarrafamento, não estando relacionado aos botijões.O sistema "carrossel" de engarrafamento (utilizado no Brasil) é o mesmo usado em todo o mundo, sendo considerado o mais moderno sistema de que se tem conhecimento.VÍTIMAS:03 funcionários da Ultragaz.
DANOS MATERIAIS: 5 caminhões da Ultragaz pegaram fogo, 8 automóveis estacionados na rua foram destruídos pelo fogo e explosão. Dezenas de casas tiveram seus telhados destruídos.
ESTIMATIVA DE PREJUÍZOS:US $ 1.000.000,00