Um morto e um desparecido confirmados
Toronto investiga explosão de depósito de gás que levou a deslocação de milhares de pessoas
11.08.2008 - 10:57 Lusa
«O presidente da Câmara de Toronto quer um "exame detalhado" ao acidente ocorrido na madrugada de Domingo em que a explosão de um depósito de gás propano obrigou à retirada de milhares de residentes da zona sinistrada.
Desconhecem-se ainda as causas do incêndio e explosões no complexo da empresa Sunrise Propane Industrial Gases, localizado na área noroeste da cidade de Toronto, junto a bairros residenciais, onde habitam cerca de 12 mil pessoas.
De momento, as autoridades confirmam apenas a morte de um bombeiro que esteve a combater as chamas e o desaparecimento de outra uma pessoa que, calcula-se, seja empregado do complexo de gás.
Alguns residentes receberam assistência médica a alguns ferimentos sem gravidade, segundo noticiava a cadeia de televisão CBC. A violência das explosões da instalação de gás acordou na madrugada de domingo muitos residentes, terrificados com os grandes incêndios e explosões em cadeia. Questionados pelos órgãos de comunicação social, muitos residentes manifestaram-se entretanto contra a localização daquele complexo nas imediações de zonas residenciais. Só cerca das 20 horas locais de domingo (cerca da 1h00 de segunda-feira em Portugal) a população recebeu autorização para regressar aos seus apartamentos e casas, muitos deles com vidros partidos ou outros danos, devido à potência das explosões da instalação de gás propano.
Na sequência das deflagrações, a polícia evacuou os bairros e fixou um perímetro de segurança num raio de 1,6 quilómetros da instalação.»