«Nossa Srª da Guia
Que estais ao pé do Tejo
Todas as vezes que lá passo
Tiro o meu Barreto e rezo»
Um vereador do PSD disse que teria conhecimento recentemente, de que teriam ocorrido actos de vandalismo no Cemitério da Concavada.
A autarca municipal não pareceu ficar surpreendida, embora dissesse que não sabia de nada, e logo acrescentasse que o Cemitério era propriedade da Junta de Freguesia e não do município. Todavia, logo lembrou que proximamente iria ter lugar uma reunião do Conselho Municipal de Segurança onde o assunto seria abordado.
MAS QUAL ASSUNTO?
Se até então não houve a mínima curiosidade do que aconteceu numa parte do concelho - e o Cemitério da Concavada estando no concelho de Abrantes, como tantos outros monumentos e espaços de interesse público obrigam a Câmara a inteirar-se de todas as anomalias verificadas.
Mas a autarca municipal alega nada saber. A não ser, que o assunto seria proximamente abordado numa reunião do Conselho Municipal de Segurança, que curiosamente, a 7 de Setembro - um dia após essa mesma Sessão de Câmara - foi alterada a reunião já agendada em Junho, que passou do dia 9 para o dia 22, sem contudo ter sido acrescentado o assunto do Cemitério da Concavada à Ordem de Trabalhos, como era lícito deduzir-se tal conclusão, face à resposta da autarca municipal, ao vereador do PSD.
O Conselho Municipal de Segurança não pode andar a ser instrumentalizado por desculpas de mau pagador ou para iludir omissões no desempenho municipal.
A Câmara Municipal faltou às suas responsabilidades. Não teve curiosidade em saber do que se passou ou não o quis apresentar ao executivo municipal, o que é grave essa omissão.
Logo, não podia a autarca municipal desculpar-se com a proxima reunião do Conselho Municipal de Segurança, quando tal assunto nem sequer fora agendado, nem para o dia 9, nem depois para o dia 22 de Setembro.
Algo vai muito mal. É uma falta de respeito pelo Conselho Municipal de Segurança!
.
NOTA: É estranho que desta vez já houvesse curiosidade por parte do PSD, pelo que aconteceu no Cemitério da Concavada, como já tinha havido antes pelo Cemitério de Santa Catarina. Todavia, sobre os acontecimentos de Dezembro de 2009, no Cemitério do Souto, uma junta PSD, nunca levou os vereadores do PSD a manifestarem alguma preocupação ou a mencionarem sequer o nome do Souto.