A nossa melhor universidade a U. NOVA de LISBOA situa-se algures na 470ª entre as 500 melhores do mundo.
Nas 250 melhores universidades do mundo, temos só entre as europeias ( excluindo as dezenas de universidades norte americanas):
Uma dezena no Reino Unido ( a melhor do mundo é Cambridge a par de Harvard- EUA);
A SUÉCIA com 4 nos primeiros 101 lugares e mais 4 até à posição 250 e mais 2 na posição 300-400; DEZ universidades à frente da nossa melhor;
FINLÂNDIA com 4 universidades à frente da nossa melhor;
FINLÂNDIA com 4 universidades à frente da nossa melhor;
SUÍÇA, BÉLGICA e Holanda, cada uma com 4 melhores do que a nossa melhor;
ESPANHA com 3 universidades nas 250 melhores e depois mais 5 universidades à frente da nossa Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Coimbra que vem logo atrás de Lisboa, esmaga-nos.
As nossas melhores universidades estão na 9ª e na 10ª posição na Península Ibérica!
.
Alemanha, França e Itália têm umas dez universidades melhores do que as nossas duas melhores. Grécia, Irlanda, Polónia e Hungria estão à nossa frente.
O nosso nível académico é dos mais miseráveis do mundo. México e Argentina estão à nossa frente.
O que se aprende nas nossas universidades, contrapondo-as às 100 melhores do mundo poderá relegar-nos para uns níveis do secundário nesses países. Comparando-nos com Cambridge e Harvard em relação às nossas duas melhores universidades ( Nova de Lisboa e Coimbra) poderão as mesmas relegar-nos para um patamar do "básico" em relação a esses dois expoentes académicos no mundo.
É este o país que temos. Quando muitos dos nossos melhores alunos já estão lá fora, a acabar os cursos ou a trabalharem.