por Fernando Moreira de Sá do blogue "Albergue Espanhol"
«Ano da graça de 2004. O então Primeiro-ministro de Portugal pira-se para Bruxelas deixando o país no meio de uma crise política agravada por outra económica.
O mesmo político que agora anda a exigir ao partido da oposição responsabilidade. Desculpe, disse? Responsabilidade? Ora vamos lá ver:
O país exige responsabilidade ao maior partido da oposição? Exige. A responsabilidade de não voltar a assinar de cruz um mau orçamento. A responsabilidade de tudo fazer para mudar o rumo. A responsabilidade de pensar primeiro em Portugal e só depois no partido.
Eu admito a muitos um pedido de responsabilidade. Admito a todos aqueles que colocaram o interesse nacional acima dos seus interesses pessoais ou partidários. Não é o caso do Dr. Durão Barroso. Em 2004 colocou a sua ambição pessoal e os interesses do partido em primeiro lugar esquecendo os interesses nacionais de um país em grave crise económica. Na altura diziam muitos, até eu pensei o mesmo, que era importante e vital para o futuro de Portugal ter Durão em Bruxelas. Como o tempo veio a demonstrar, tal não é verdade.
O Dr. Durão Barroso, a Dr.ª. Manuela Ferreira Leite e outros querem branquear o passado, o seu passado. Não vou em cantigas. Quem não colocou o interesse nacional acima de tudo não pode vir agora, qual virgem ofendida, pedir responsabilidade ao maior partido da oposição. A responsabilidade do PSD é acabar de vez com a bandalheira reinante e chumbar o take 2 do orçamento da mentira. Assim, dessa forma, colocará o interesse nacional acima de tudo seguindo as sábias palavras de Sá Carneiro: Primeiro o país».
E EU ASSINO POR BAIXO...
