Nos idos de 2002/2003, era então vice-presidente, o vereador Pina da Costa lançou na comunicação social local esta mentira, que tem tanto de caluniosa como de absurda:
- " O Sr. João Pico defende um PDM que o deixasse crescer betão lá nas hortas do Norte do concelho..."
Esta foi a frase assassina!
Os meus desmentidos e a minha contestação já pouco valeram. A opinião pública tinha acabado de levar com este "lixo tóxico" da propaganda socialista, e nada mais contava.
E um ou outro lá ia dando uma bicada, na continuidade dessa mentira.
No Norte do concelho, as poucas hortas que a albufeira não submergiu, ficaram lá bem no fundo dos vales. Por muito que quisessem construir, no Norte, nunca se esgotavam os extensos planaltos desde Martinchel à Aldeia de Mato, à Carreira de Mato, ao Souto, a Carvalhal/ S. Domingos, e ao planalto do Miradouro das Fontes e ao Maxial. Portanto, era pura falácia essa acusação estúpida de que eu queriar construir nas hortas. Eu nem queria nada para mim, mas sim para os fregueses do Norte.
E era em algumas partes dos planaltos e nunca nas hortas nos vales...
E era em algumas partes dos planaltos e nunca nas hortas nos vales...
O vereador Pina da Costa estava a deturpar os factos conscientemente. Sabia que estava a enganar as pessoas. Nunca esteve de boa-fé a discutir a revisão do PDM. Foi um dos grandes responsáveis pelo prejuízo das famílias que já não se puderam instalar. Cerceou o direito ao abrigo das populações.
A sua má vontade contra quem quisesse construir nas freguesias rurais seria sempre razão mais que suficiente para o afastar do pelouro do urbanismo municipal. Mas como professor de Filosofia, até alcançou a "proeza" de substituir o arquitecto "fujão" no urbanismo, totalizando seis anos nesse pelouro (2002 a 2005 e 2007 a 2009).
NADA MAIS haverá a discutir, em matéria de PDM, que Pina da Costa não tenha já proibido, desvalorizado, deturpado, caluniado e subvertido.
" O Sr. Pico queria construir nas hortas" é a mentira que anulou toda e qualquer tentativa de discussão séria do PDM. O concelho está refém dessa mentira. Não vale a pena falarmos mais em liberdade e em democracia.
E a complacência dos fregueses só favorece a mentira de Pina da Costa.