«A descoberta do monoteísmo é considerada o maior contributo de sempre que foi dado à cultura humana. O mérito dessa descoberta é geralmente atribuído aos judeus, o povo de Abraão.
Como é que Abraão terá tomado consciência de Deus? Porque é que não foram os egípcios, por exemplo, a fazer essa descoberta?
Um povo residente numa determinada área geográfica, dependente de um determinado ambiente, terá, em princípio, tendência a divinizar os elementos que o rodeiam e que escapam ao seu controlo. Essa é a génese do panteísmo e do paganismo.
Pelo contrário, um povo nómada, como eram os judeus há 4.000 anos, vai ter de procurar algo que esteja presente em todos os ambientes que atravessa, que tenha consciência de tudo e capacidade para intervir em tudo. Esse princípio omnipresente, omniconsciente e omipotente é o Deus único e Criador que os judeus deram ao mundo.
Terá o nomadismo dos judeus tido influência na descoberta de Deus? É uma hipótese. Certamente que a experiência de vida dos judeus permitiu essa descoberta.»
NOTA: Em Abrantes, o povo residente também tem "divinizado os elementos que o cercam": os socialistas!