Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 26 de junho de 2011

3.970 - "Eleições Primárias à Americana"

Foi Francisco Assis, quem tomou a iniciativa. E deixou, desde logo, perceber-se algum incómodo nas hostes do aparelho, ao ponto de 85 dos 132 presidentes de câmara do PS, não estarem para aí virados, para já. 
É certo, que antes desta ideia, já a presidente de Abrantes se assumira como mandatária distrital de Assis e Nelson de Carvalho voltava a escrever no seu blog palavras tão elogiosas sobre Assis, sendo sintomático o facto de que nunca mais Nelson encontrou forma de renovar a prosa que ali vai permanecendo há vários dias.
Convenhamos, nem Maria do Céu, nem Nelson e muito menos os 22 do Secretariado local PS poderão ter muitas simpatias, por esta surpreendente iniciativa de Assis. A tese das "primárias à americana" contraria toda a prática do jacobinismo local, onde os candidatos partiam de um núcleo duro, já em si demasiado fechado e por isso mesmo, avesso a debates.
O que separa Seguro de Assis nesta matéria pode ser muito mais do que aquilo que aparenta. As "primárias" somente entre os filiados poderiam negar e invialbilizar toda a ideia renovadora que tanto Assis como Seguro sabem ser necessária. A contenção de Seguro é uma "cedência" pessoal ao aparelho que parece estar entre a maioria dos seus apoiantes. E poderá advir daí, o desaire de Seguro, já que a hora é inegavelmente, uma hora de grandes mudanças.
As "primárias" restritas apenas a militantes acabarão por correrem o risco de ficarem reféns do aparelho. Ao invés, se houver abertura a "simpatizantes" que se queiram inscrever, haverá maior comprometimento de pessoas ditas "independentes" na escolha dos candidatos locais, o que à partida poderão negar alternativa às listas de "independentes", que sabe-se que não serem uma forma duradoira de compromisso tanto democrático como programático. 
No caso em Abrantes, o líder dessa aposta de independentes fugiu e o seu advogado, logo tratou de reclamar para si a postura do "advogado do diabo".  Fez o mal e a caramunha, e quando procurou redimir-se, já as assinaturas dos 2.500 peticionários se encontravam completamente desactualizadas, e, senão mesmo, inteiramente desvirtualizadas e adulteradas.
Ganhe ou não Assis, o mote está dado e não tarda mesmo nada que os aparelhos partidários e os pequenos directórios concelhios, dentro e fora do PS,  no PSD e no CDS acabem mesmo por seguirem essa proposta, por força da pressão local e porque ao PSD e ao CDS convirá que encontrem na cidadania local uma lista alargada de apoiantes e simpatizantes, que possa esbater todo o desgaste da máquina partidária afecta aos partidos com assento na governação e como tal comprometidos com medidas impopulares que convirá barnquear.
Não posso estar mais de acordo com essa ideia das "eleições primárias à americana" como de resto há muito que vinha defendendo em Abrantes.
Qualquer coisa que nega a pretensa vitualidade da petição do ICA de 2009 e que não tolera mais, nem a prepotência das concelhias locais ( como no caso paradigmático do PSD). Sublinhe-se que a recente mostra de pretenso debate com os vereadores do PSD, mais não foi do que um monólogo, de quem até já perdera a confiança política do seu directório concelhio. Coisas que depois de espremidas pouco ou nada adiantaram ao concelho.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue