Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

3.984 - O problema da Ponte da Abrançalha já vem de longe...

Ficámos a saber agora [em 2011] que a conduta da captação da albufeira vinda da Cabeça Gorda ainda aguarda autorização da CCDRLVT para atravessar espaço da Reserva Ecológica Nacional, não só desde 19/6/2007, mas possivelmente, desde 2001,  data da atravessia da conduta junto da anterior  Ponte da Abrançalha que ruiu em 2006 e esteve mais de um ano substituída por uma estrutura militar montada pela Engenharia do Exército.


Aliás, não é preciso ir muito longe nas deduções para se perceber que uma das causas atribuídas à derrocada da ponte estava na "improvisada" conduta da Cabeça Gorda, que estrangulando o leito dessa ribeira, não assegurava as dimensões mínimas recomendadas para esse mesmo leito de ribeira.

Ora esse caso danoso resultou de uma outra improvisação, a quando do projecto do trajecto da conduta desde a Cabeça Gorda até à cidade de Abrantes. Um trajecto que seguindo um percurso de 14 kms -  um trajecto irregular como se dois catetos de um triângulo rectângulo se tratassse, quando através da hipotenusa teria ficado reduzido
a pouco mais de 10 kms, a verdadeira distância desde a Cabeça Gorda ao alto da Chainça, se ocorresse em linha recta seguindo a linha da estrada tantas vezes aqui falada dos tais 6 km, desde o Paúl, Vale da Cerejeira até à EN 358.

Portanto, toda a conversa apontada pelos vereadores do PSD apenas toca  - e muito ao de leve -  a razão principal do problema.

E aprofundando mais a questão, tudo resulta numa mentalidade de "condicionalismo industrial" à moda do Estado Novo, demasiado arreigado nas mentalidades dos burocratas "pró-socialistas" que acabaram por dominar em absoluto a administração do poder local em Abrantes.
Os mesmos burocratas que perseguiram fregueses e ameaçavam demolir um qualquer acrescento operado nas habitações dos pobres municípes apontando-lhes "democraticamente", a ignóbil sanção da prisão de um a três anos pela desobediência [ que eu "impugnei" quando fui vereador em 2003... mas que ninguém quer hoje falar disso!] , e no decurso da sua actividade burocrática acabaram por tomar decisões anacrónicas e fantasiosas.
A par dessas decisões, logo surgiram as generosas dádivas de 25 mil euros em publicidade  camarária para uma rádio e um jornal mensário, na parcela de quase 10 mil euros para o mensário. Quem sabe alguma coisa de custos da imprensa escrita poderá, desde logo afirmar, que esses mesmos 10 mil euros anuais chegam e sobram para pagar a impressão gráfica dos 10/11 números anuais do mensário.

Logo, o mensário que se diz de distribuição gratuita, a cargo de uma conhecida empresa amiga de Abrantes,  afinal - fazendo melhor as contas -   está a ser pago nas suas edições, pelos municípes de Abrantes! 
Queriam borlas? Aí as têm!



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue