Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

3.985 - O problema de Rio de Moinhos começa aqui neste largo que deixou de funcionar...

Este largo já não satisfaz as necessidades de "centro comercial e de convívio" de uma povoação do século XXI e que é a sede de uma freguesia às portas da cidade de Abrantes e a três quilómetros da interessante e assinalável Zona Industrial de Montalvo.
O mais grave é sabermos que 100 metros a sul deste largo existe um espaço enorme de zona de potencial recreio e utilidade turística, que dá pelo nome do Cais de Rio de Moinhos, mesmo à beira do grande rio Tejo, de onde outrora dependia muita da actividade económica da terra.
Quando olhamos para este imponente prédio abandonado e nas suas costas seguem-se mais umas velhas construções em ruínas, o que devia alertar desde logo,  as autoridades autárquicas não era mais para a sua reconstrução, mas sim para a sua demolição de forma a rasgar o espaço do largo. E em complemento dessa aposta, romper por entre uma ou duas casas do lado sul dele largo, uma passagem ainda que pedonal por forma a abrir esse mesmo largo fechado e sombrio, em direcção ao Cais e ao rio Tejo.
Não há forma de contornar esse cerco funcional do largo de Rio de Moinhos e da própria povoação em si, que não passe por essa obra visionária.
Infelizmente, a visão tacanha de alguns agarrou-se a preconceitos inibidores e lá continuamos no limiar do séc. XXI prisioneiros deste velho atavismo, como se do "condicionalismo industrial" do Estado Novo se tratasse.

Enquanto Rio de Moinhos não se "modernizar" continuamos a ter coisas sem funcionalidade e só a "empurrar"a terra para o definhamento e o abandono dos seus habitantes. O Centro Escolar não passa de mais uma fantasia assente na insustentabilidade de uma terra fechada ao progresso e ao futuro.
Ao contrário do que se apregoa muito por aí, nem sempre a reconstrução pura e dura consegue abrir funcionalidades perdidas. É preciso cuidar das novas acessibiliades mais funcionais. Coisas que poucos querem aceitar. É pena!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue