Li na biografia do General Humberto Delgado [ escrita pelo neto] uma passagem em que aludindo à chegada do mesmo à cidade de Abrantes, ainda criança, se revela um facto deveras curioso e sintomático: o pai de Humberto Delgado, alferes de artilharia aquartelado no Castelo tinha como residência de família uma casa na Rua da Barca e ao lado habitava o seu professor, docente na escola primária de S. João.
Hoje, os militares aquartelados no Vale Roubam preferem habitar no Entroncamento e Barquinha, porque como bons militares de Cavalaria não ignoram a preciosidade de terem a capital do cavalo por perto, precisamente, na Golegã.
Paradoxalmente, não faltou quem exigisse que os 450 alunos da ESTA continuassem na escola do Centro Histórico, para bem do comércio local. Nada de mais ilusório poderia ser invocado. É que há anos que vemos várias lojas comerciais a fecharem mesmo ao redor da ESTA e sabemos como estes preferem comprar as suas gangas e as suas t-shirts, nos mercados de fim de semana, fora de Abrantes: no Entroncamento e em Torres Novas.
Digam lá, a Moody`s até foi benévola em só agora se ter lembrado de nos atirar à cara com o LIXO, não foi...?!