Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 4 de setembro de 2011

4.057 - As quatro perguntas síntese que o Bispo do Porto fez na famosa Carta a Salazar, em 1958.

Nota prévia: O conteúdo das quatro perguntas assentam num completo absurdo político, hoje condenado por todos os quadrantes democráticos e pela própria Igreja, quando só no Terceiro Mundo é que se toleram semelhantes prosmicuidades fundamentalistas, entre a política e a religião.

Finalizava o Bispo do Porto nessa dita Carta a Salazar:
«Em consequência e à luz de tudo quanto escrevi, condensarei aquilo que desejaria perguntar a V. Ex.ª em quatro pontos:

– Primeiro – Tem o Estado qualquer objecção a que a Igreja ensine livremente e por todos os meios, principalmente através das Organizações e serviços da Acção Católica e da Imprensa, a sua doutrina social?

– Segundo – Tem o Estado qualquer objecção a que a Igreja autorize, aconselhe e estimule os católicos a que façam a sua formação cívico-política, de forma a tomarem plena consciência dos problemas da comunidade portuguesa, na concreta conjuntura presente, e estarem aptos a assumir as responsabilidades que lhes podem e devem caber, como cidadãos católicos?

– Terceiro – Tem o Estado qualquer objecção a que os católicos definam, publiquem e propaguem o seu programa, ou programas, politicamente situados, em concreto hic et nunc, o que evidentemente não pode ir sem o despertar de mutações ousadas e substanciais e do seu clima emocional?

– Quarto – Tem o Estado qualquer objecção a que os católicos, se assim o entenderem e quando o entenderem iniciem um mínimo de organização e acção políticas a fim de estarem aptos, nas próximas eleições legislativas, ou quando o julgarem oportuno, a concorrer ao sufrágio, com programa definido e com os candidatos que preferirem?» in Carta do Bispo do Porto a Salazar 13 de Julho de 1958.

NOTA: Nas duas primeiras perguntas o Bispo admite que tenha existido uma clara aposta da Igreja Católica na vivência dos problemas dos católicos à época e alude à doutrina social da Igreja, pese tenha admitido todos os entraves colocados pela governação de Salazar.

Nas duas últimas perguntas, curiosamente, o Bispo do Porto aponta para um caminho que nem Salazar lho consentiu, nem nunca a Constituição de 1976, nem os partidos políticos daí resultantes lhe permitiriam essa sua ousadia política.
Ao invés, todos o censurariam hoje, se ainda teimasse nesses seus propósitos de canalizar através da Igreja e das suas organizações clericais, quaisquer lutas políticas ou partidárias, como se depreende nessas perguntas.
Por tudo isto, e atendendo à disputa do momento [ as eleições presidenciais, com o General Humberto Delgado contra o Almirante Américo Tomás ] ninguém poderá apreciar tamanhas interferências eclesiásticas, como defendia o Bispo, querendo colocar-se, inequivocamente, como "adversário" político de Salazar.

Precisamente, a seu modo Salazar sintetizaria: " Em política, o que parece é...!"

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue