Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

4.076 - A contradição do PDM

Podia começar pela regulamentação inicial de 1995, onde se usou o "colete de forças" estrangulador do COS 0,3 [na prática impedir alguém de poder construir dentro do perímetro de edificação dos cascos históricos das povoações rurais, onde as dimensões de qualquer terreno só por milagre poderiam conceder 70 % do espaço para zona verde, restando apenas os 30 % para a implantação do edifício, o que não dava senão para implantar a garagem...].

Mas vou ilustrar com o dito "prolongamento da área" para actividades económicas numa sede de freguesia do Norte, que vem nos mapas da revisão em curso.

Em 1976, três jovens quiseram fugir ao desemprego anunciado na MDF, e pensaram em montar uma metalúrgica na sua própria terra. Podiam estar a caminho de repetir uma proeza um tanto ou quanto semelhante ao próprio Comendador Duarte Ferreira. Mais a mais, o tempo [ 1976] era o das "mais amplas liberdades"...!

Como todo e qualquer pequeno investidor [ ainda há pouco tempo, os heróis da Apple, da Microsoft e outras, para não irmos mais longe, iniciaram as suas promissoras carreiras, numa garagem algures na Califórnia...] sem recursos, só lhes restava obter um terreno de borla. Nestas terras a borla, só podia vir dos familiares. A propriedade dos avós serviu em cheio. A localização ainda não estava condicionada pelo mapa do PDM...
Isto é, se já houvesse PDM em 1976, nunca aqueles três jovens na altura teriam arrancado com o seu importante negócio para a sua vida e para a vivência da terra.

[ No caso de uma freguesia vizinha, também lá no Norte, um casal viu-se impedido de construir uma fabriqueta na terra e lá rumaram para os arredores de Lisboa. Pais, avós e netos estarão hoje entre os 270 habitantes que o Carvalhal perdeu desde 2001. Querem que lhes faça um desenho...?!]
Paradoxalmente, o Carvalhal viu criado um novo Centro Escolar em 2008...!!!

Hoje, qualquer outro jovem nessa ou noutra terra do concelho está impedido de crescer para a vida económica. Pode ter um avô proprietário, mas faltar-lhe-á sempre um terreno onde se possa fixar como actividade empresarial.  
Porque os cérebros burocratas acharam por bem, que tinha que ser no lado poente das instalações fixadas livremente em 1976, o local exacto onde se podia crescer com actividades económicas. 
Não cuidaram de saber se o dono ou os donos desses terrenos tinham a mínima vontade de os dispensar e por que preço. Essas coisas nunca passaram pela cabeça dos burocratas. A menos que a intenção pérfida fosse mesmo a de anular qualquer pretensão de desenvolvimento nessas bandas. E abrir mais o caminho para as famigeradas zonas industriais ao redor da cidade.

Portanto, o que se sabe é que ninguém mais estará hoje com vontade de ir conversar com os proprietários, que sabendo do "filão" que o PDM lhes concedeu, só estarão a pensar em especular no preço, não querendo abrir mão dessa prerrogativa.

Como alguém disse: "Neste país é tudo tão difícil, que tudo se perde."
   

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue