«Fez [ o presidente Nelson de Carvalho, a quem certo arquitecto líder da Associação Tubbucci fez a doação do espólio...] algumas referências ao artigo escrito pelo Vereador João Pico no jornal “Primeira Linha”, de 17 de Junho de 2003 e respeitante à chegada da água da Albufeira de Castelo de Bode à Cidade de Abrantes. Realça a atitude do Sr. Vereador em persistir em fazer afirmações públicas não correspondentes à verdade, mesmo após as informações do Presidente na Assembleia Municipal (onde o Sr. João Pico esteve presente) e na última reunião de Câmara (onde esteve presente o Sr. Vereador João Pico). Assim considera não se tratar de ignorância (o que seria possível) mas de vontade deliberada e consciente de produzir afirmações públicas sem qualquer respeito pela verdade e com o intuito assumido de dizer mal da actividade municipal.
Assim considera não valer a pena um diálogo construtivo com o Sr. Vereador porque o Sr.Vereador, objectivamente, não quer ser informado.» Declaração do então presidente Nelson de Carvalho, ditada para a Acta da Sessão e Cãmara de 30/06/2003 onde tomou assento o Vereador João Baptista Pico, em substituição do Vereador Pedro Marques, sessão essa onde [ o vereador João Pico ] votou ao lado de João Salvador a favor da atribuição da Medalha da Cidade a EDUARDO CAMPOS.
Votaram contra a atribuição da Medalha, a Eduardo Campos:
- Nelson de Carvalo, Júlio Bento, Pina da Costa, Isilda Jana e a vereadora comunista Isabel Cavalheiro... É bom ver como o vereador João Pico se sabia posicionar contra os "tubbuccis" da época.
