BASTAVA-NOS a NUT do MÉDIO TEJO
Na melindrosa área da SAÚDE o Médio Tejo tem apenas TRÊS SERVIÇOS, o que diz bem de como se podia poupar muitas estruturas duplas...
Com o grande abrandamento do movimento das Obras Públicas Municipais, e do Urbanismo está bom de ver que uma estrutura única em todo o Médio Tejo agregando todos os actuais Serviços de Obras Públicas Municipais e Urbanismo dos 11 concelhos bastavam para dar conta de todas as obras na próxima década-
Em vez de 22 estruturas municipais - 11 de Obras Municipais e 11 de Urbanismo - com mais de 44 Directores de Serviços e 88 adjuntos entre mais de três centenas de outros técnicos licenciados bastariam um Director de Serviços de Obras para todo o Médio Tejo e dois adjuntos.
Quanto aos técnicos licenciados pouco mais de 11 bastavam.
Porque sejamos sérios o licenciamento de novas urbanizações e de novas construções estrá praticamente paralizado em todo o Médio Tejo.
Comparando com o "boom" dos anos de 1990 a 2000, actualmente e na próxima década, a região à semelhança da maior parte do país estarão a trabalhar entre 10% e 20 %.
Mas o que se passa nesses dois sectores de serviços mais marcantes, também se repete noutros serviços municipais.
A Acção Social, a Acção Escolar e a Acção Cultural também poderiam ficar reunidas numa só estrutura a nível de todo o Médio Tejo.
Em resumo: podíamos "SUSPENDER" as 11 Câmaras Municipais do Médio Tejo por uma década!
Quando muito, poderiam ficar em todo o Médio Tejo 11 pequenas delegações, com um chefe de Delegação Municipal e mais dois funcionários por cada freguesia existente.
As limpezas das valetas, dos esgotos, e a manutenção das estradas não precisavam de mais funcionários, para sustentabilidade da pequena máquina administrativa local.
Se pensarmos que uma Câmara Municipal de Abrantes "consome" só em despesas de pessoal e de expediente - como se fosse a despesa de porta aberta - mais de 20 milhões de euros por ano, então uma estrutura única em todo o Médio Tejo poderia gerar uma poupança brutal, talvez de + de 100 MILHÕES de EUROS ANUAIS...!!!
Imaginem agora, o que seria um único SERVIÇO MUNICIPALIZADO de ÁGUAS e ESGOTOS...em todo o Médio Tejo...!!!
Não há dúvida que estamos a pagar a água muito cara...!!!
