Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 18 de dezembro de 2011

4288 - Uma história provinciana

"Milho para os pardais" ou a constactação do largo mais mentiroso no município de 716 km2,  - denomidado por ABRANTES - que tendo uma frente ribeirinha de + de 60 kms diante da grande albufeira do Castelo de Bode conseguiu fixar e "obrigar" os 37 mil eleitores a pagarem um dos preços do m3 de água ao domicílio, mais caros de Lisboa e Vale do Tejo.

E só à conta do Edifício Milho, governo executivo municipal do PS + a oposição dos "professores" do PSD+ o "Independente" ( importado há anos da vereação do Gavião, para a "escola PSD local" e de momento a actuar ao lado do PS) as barbaridades têm sido mais que muitas: um RECORD digno do Guiness Boock!!!

Por cada pedra da calçada sua mentira!

Basta ler estas transcricções, que num país de Justiça, já teria levado muitos à condenação, a saber:

«Instalados desde 1990 no edifício das antigas Finanças de Abrantes, um espaço bastante envelhecido e sem condições de conforto ou segurança, o edifício agora adquirido ao Grupo Lena vai conferir aos cerca de 600 alunos da ESTA um espaço com “melhores condições de estudo e trabalho”.


A transferência (anunciada) será temporária, até que o novo edifício da ESTA, a instalar no Tecnopólo do Vale do Tejo, dentro de previsivelmente dois anos, seja uma realidade.
“Um prazo que não é compatível com as condições actuais a que estão sujeitos alunos, professores e auxiliares, num edifício bastante envelhecido e sem condições de conforto ou segurança”, referiu a autarca, tendo acrescentado ser também necessário “libertar” o Convento de São Domingos para avançar com a primeira fase de instalação do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.
A autarca anunciou ainda que, “para o futuro”, aquele edifício ficará destinado a acolher um pólo de uma escola de Hotelaria e Turismo.»

Desde 1990, que se sabia que as condições eram más e impróprias. E tidas como provisórias. Vinte e um anos passados e depois do Aquapolis ( 20 milhões de €, fora o resto) e após a "cedência" dos 2 hectares para o espaço da Clínica Ofélia, a permuta da Urbanização da Colina do Tejo, não com um edifício já construído, mas com um monte de canaviais e palheiros no Vale de Rãs e Vale de Arcas, mais a doação "simbólica" do Campo do Barro Vermelho e a estragação de dinheiros para a um Laboratório A. Logos, capaz de acolher uma licenciada de Química acabada de chegar da Universidade de Coimbra, onde permanecera meia dúzia de anos, antes de completar os 12 anos de mandatos garantidos na Câmara Municipal.

Mal ficava que a ex-directora do Laboratório A. Logos não anunciasse, desde já, umas tantas promessas que valem o que vale: o novo "Tecnopolo" ( seja lá isso o que for), e o "museu no Convento, ( provisoriamente), até chegar a 2ª fase que o irá colocar no alto da célebre "Torre", para além dessa nova "escola de Hotelaria e Turismo", que ao que parece irá sobrar, quando for extinta a ESTA, pois Miguel Relvas já dá os Institutos Politécnicos" como excessivos no Ribatejo, não se prevendo que seja Santarém ou Tomar a ficarem de fora, em detrimento de Abrantes.

Que estas coisas pudessem acontecer num país do Terceiro Mundo, ninguém estranharia. Porém, isto aconteceu no centro de um país, "sustentado" pelo esforço conjunto da CE, do BCE e do FMI, por enquanto ainda chamado PORTUGAL...!!!

AZAR dos TÁVORAS:

A oposição PSD teima em continuar a dizer destas parvoíces e destas imbecilidades, no meio de outras mentiras, a saber:

«Os vereadores do PSD " alegam que a câmara possui no centro histórico três edifícios que serviriam para albergar a ESTA e muito melhor localizados, casos do actual edifício da ESTA, do edifício do Centro de Emprego e do actual Mercado Criativo. Pelo que, sustentam, o dinheiro da aquisição seria melhor empregue na recuperação desses imóveis municipais.»

Os vereadores conseguem atirar para o ar com estas fantasiosas opiniões, quando não sabem o que custa recuperar os ditos edifícios e adaptá-los para os fins em vista. Desde logo, metem o antigo Tribunal recuperado e já a servir a ESTA, como um dos edifícios a "recuperar"...?!?!?!
Depois, para aqueles dois professores, tanto vale "recuperar" o edifício do Centro de Emprego, como o velho Mercado (Recriativo ?! - que raio de designação...!?) Diário, que a ASAE fechou há cerca de dois anos, o que diz bem da valia dos "palpites" dos vereadores do PSD em matéria de orçamentos e obras municipais, muito ao jeito de meia bola e força...

Mas, não se ficam por aí:


«Os autarcas da oposição contestam ainda o valor da aquisição, quando em Junho de 2000, o Grupo Lena o adquiriu por 48 mil contos (hoje 224 mil euros), numa altura, recordam, em que “a especulação imobiliária estava em alta”. “Acontece que, neste momento, o mercado imobiliário não só está em queda vertiginosa como inclusive não se encontra ninguém com dinheiro para investir neste tipo de equipamentos”, acrescentam, concluindo: “Ora, em face deste circunstancialismo, a compra do edifício Milho pelo quádruplo do montante pelo qual foi adquirido pelo Grupo Lena é um péssimo negócio para a câmara”.

Estas afirmações, com nítido e intencional despropósito são de uma desonestidade intelectual a toda a prova.
Além do mais, o preço no ano 2000 dizia respeito à compra de um edifício em ruína, que viria a sofrer obras vultuosas, a cargo do Grupo Lena,  na expectativa da Câmara o comprar de seguida, com "chave na mão", o que não aconteceu nessa época.

Os valores podem até estar exagerados. Mas o maior exagero e o motivo de maior preocupação são coisas muito diferentes, que assentam numa política errática, sem estratégia e mérito, muito fruto do acaso, dos remendos e da falta de transparência.
Ora, acontece que os vereadores do PSD também não adiantaram nada de novo. Para eles, havia que estoirar dinheiro na mesma...sem qualquer estratégia valiosa à vista e bem sustentada.
Esta gente não consegue perceber a valiosa pertença que se estende pelos 716 km2 do município de Abrantes. Para esta gente tudo se resume a substituir um edifício por outro, desde que permaneçam os gastos pelo Cabeço...


 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue