«Os representantes da troika pressionaram em uníssono o governo para abrir mais a economia portuguesa à concorrência interna e retirar os benefícios excessivos a vários negócios tradicionalmente protegidos pela regulação e pelo poder político. Os avisos, feitos repetidamente pelos três técnicos em Lisboa perante uma plateia de membros do governo, gestores do sector privado – alguns deles de sectores visados, como a energia – e economistas, surgem numa altura em que a troika deseja ver o tema das reformas estruturais da economia dominar mais a agenda política e mediática.»
Em 2008 e em 2009, no tempo da governação Sócrates, com o auxiliar de ministro, J.Lacão, a AICEP do Basílio Horta também negociava contratos com a RPP Solar do Barão Vermelho, e o QREN prometia milhões para o MIAA...
Hoje no "Público" ECONOMIA, lá vem o primeiro desfecho :
«...Visto de fora, o negócio parecia sólido e promissor. E foi isso que lhe garantiu a obtenção de apoios públicos. Em 2008 e 2009, a empresa recebeu incentivos de 1,9 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ao abrigo de projectos de internacionalização. A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) também lhe concedeu auxílios, apresentando-a, ainda, no seu site como uma "marca de roupa de alta qualidade, estilo europeu e design intemporal".
Hoje, a AICEP é um dos maiores credores da Papo d"Anjo, reclamando uma dívida de 780 mil euros, provavelmente por incumprimento contratual associado ao incentivo concedido pela agência agora liderada por Pedro Reis. O PÚBLICO questionou a entidade sobre o tema e sobre o valor do apoio, mas não recebeu uma resposta.»
Não restam dúvidas a nossa Economia está a mudar...
Não restam dúvidas a nossa Economia está a mudar...
