Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 29 de janeiro de 2012

4.384 - OS PRIMEIROS GATOS PRETOS, que fechámos nos quartos negros de Abrantes

A V I S O
Os textos deste blog só podem ser lidos por gente com três dedos de testa , na falta do competente teste de QI adequado à profundidade dos temas. Podem ler uma ou mais vezes se não perceberem os textos à primeira leitura.

Contudo, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer transtornos emocionais ou psíquicos causados pela leitua dos ditos, por parte de gente intelectualmente diminuída. Apesar de ser de uso gratuito, a leitura destes textos obriga os seus leitores a não enveredarem com comentários alarves noutros blogues, sob pena de procedimento criminal.
Não servirá de atenuante, a repetição dos comentários analfabetos de actuais ou antigos adversários partidários, nem de jornalistas ou comentadores pagos para denegrirem a minha imagem.
Façam favor de serem inteligentes.


Quando arrancaram com o projecto do novo Hospital de Abrantes, nos finais dos anos 70, já se sabia que vinha aí uma via rápida ou quiçá um novo auto-estrada direito a S. Lourenço e ao Alto da Srª da Luz - primeiro como IP 6 depois como A-23.
Ora, só mesmo de "cabo de esquadra" poderia advir essa peregrina ideia de implantar o novo hospital ao cimo da Avenida do Paiol...
Há uma razão: os abrantinos sempre se mostraram soberbos e demasiado virados para o próprio umbigo. No caso do hospital, a soberba acabou por sair-lhes caro.
Então, se queríamos fazer daquele novo hospital uma referência de grande qualidade regional, nunca o podíamos implantar de costas para a cidade e virado para o Rossio, onde já não passavam mais Berliets, nem comboios com muitos passageiros. Ainda por cima abaixo do velho Cemitério de S. João, num Largo idiota, que continua ao fim de trinta anos a reclamar uma rotunda e tendo um viaduto, que nunca se deixou ligar à Avª Sá Carneiro.

E como se essas asneiras todas não bastassem, mal inaugurámos o hospital, tratámos logo de atirar com o Terminal Rodoviário, lá para o cu de Judas.
Que merda de estratégia foi esta?!
Onde é que estavam os arquitectos, os "Tubuccis", as elites brasonadas muito higienizadas, mas que mal lhe descobrem os penicos debaixo da cama, gritam logo "aqui D`El -rei"...?!


Como o mundo não parou à volta de Abrantes, não tardaram as retaliações.
O Hospital de Torres Novas primeiro e depois o Hospital de Tomar, acabaram por explorar a seu favor, a implantação demasiado isolada do Hospital de Abrantes.

E tanto foi assim, que o Hospital mais preponderante, entre os três, tem sido o Hospital de Torres Novas, precisamente, o que teve o cuidado de ser implantado mais perto da A-23.

Isto só vem provar, como o novo Hospital de Abrantes merecia ser implantado o mais perto possível do traçado da IP6 / A-23.
Entre o Alto da Srª da Luz, a S. Lourenço até à Samarra Centro/Sul não faltam ainda hoje amplos espaços disponíveis.
A ser tomada essa iniciativa, seria preciso conter algum "canibalismo urbano" na Chainça, uma expressão muito usada  pelo arquitecto Gonçalo Byrne.  A área de construção na Chainça e na Srª da Luz teria que ser redimensionada, para que o Condal, os Telheiros e o Vale de Rãs ganhassem outra dimensão urbana, com ligações directas à A-23.

Claro está, que o nó da A-23 para a cidade de Abrantes já não seria mais, o do Vale de Roubam, mas sim, o do Alto da Srª da Luz.

E havia duas localizações possíveis para o Hospital: o alto de S. Lourenço pela imponência para o exterior, e a Samarra Centro/Sul pela proximidade à "baixa" do Vale de Rãs e Encosta da Barata.

Agora, falta acrescentar o resto: o Parque Desportivo Municipal teria forçosamente que ser desenhado entre a Samarra Norte e o Vale de Rãs.

E o mesmo se diga do Tecnopolo Industrial, e o Politécnico "obrigado" a ficar bem próximo desse nó da A-23 no Alto da Srª da Luz.

Tal como os "experts" em desenvolvimento urbano sustentado há muito defendem, é no diâmetro dos 5 kms mais próximos de um nó de acessos às auto-estradas, que as cidades conseguem fixar o melhor pólo de dinâmica económica citadina.


Repare-se, que até foi bom o QREN ter refreado o Tecnopolo e o novo Politécnico, junto a uma velha estação de comboios, onde as locomotivas há muito deixaram de circular com pujança.
Ninguém em Abrantes foi capaz de perceber que a pujança da CP morreunos anos 70, com a União Fabril da CUF, e que a linha da CP "passou" verdadeiramente, a estar na A-23.


Vendo bem, a Construtora do Lena acabou "enganada" com a corrida à infeliz e desajustada Urbanização dos Plátanos, cujo arquitecto projectista, nunca soube implantá-la com um viaduto sobre a linha férea a uni-la À Alferrarede Velha, nem sequer a enquadrá-la com a própria rotunda.
Pior rotunda não há, seguramente, em todo o Médio Tejo!


BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue