Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

4.402 - Há neutralidades e neutralidades

«Quando nos mantemos neutrais numa situação de injustiça,

escolhemos o lado do opressor. Se um elefante tem a pata sobre
a cauda de um rato, o rato não vai apreciar a nossa neutralidade.»
Desmond Tutu
(arcebispo sul-africanoe Prémio Nobel da Paz)


«Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte.»
Max Webber

Estes dois pesamentos surgiram publicados no blog "Rexistir" e serão das poucas coisas que terei apreciado nesse blog, para além do agendamrento do Posto de Bombeiros numa das freguesias do Norte do concelho de Abrantes -  não queria esquecer essa proposta no "Rexistir" que como lá veio referido, foi sugestão minha no Conselho Municipal de Segurança.

Isto vem a propósito de um leitor do PicoZêzerAbt, que não gosta que se saiba publicamente que vem cá todos os dias,  para ler e recolher ensinamentos. Prefere confessá-lo em privado, para parecer manter-se "neutral".

Valha a verdade, que não me interessa o seu apoio para coisa alguma. Basta-me a consciência de que o que escrevo e tenho escrito são coisas que têm a sua razão de ser e precisavam ser ditas por uma questão de superior cidadania, de respeito pela democracia e principalmente, por questões que me são muito caras, tais como: frontalidade, isenção, amor à verdade e LIBERDADE de EXPRESSÃO!

Quando alguém me diz, com ar de pessoa importante, justa e democrática, para não usar o seu espaço de blog ou do facebook com este ou aquele comentário, esse alguém, - e não têm sido assim tão poucos como isso, infelizmente! - pode estar a expressar uma opinião de desagrado, mas isso não lhe dá o direito de negar ao outro o direito a manifestar-se com opinião contrária.
Sei que me vão dizer de que fechei ao fim de dois ou três anos, de espaço aberto sem limitações de comentários, - é bom não se esquecerem disso e das calúnias sistemáticas que se berraram muito por este blog, até verem se me cansavavam, desmotivavam, e quiçá me "abatiam" e os deixava "libertos" para as tiranias, que com grande antecedência fui conseguindo alertar os municípes.

A última observação recebida, a que me refiro, foi de alguém que é parte interessada nos serviços públicos e quiçá lhe deve favores, e sobre quem eu fiz a minha crítica livre, isenta, assertiva e inteligente.
Se ele queria ficar "neutral" e mostrar isenção e respeito pela liberdade de expressão só tinha que ficar em silêncio. Mas não! Ele não conhecia o pensamento do Bispo Desmond Tutu e muito menos o mestre de ciência política Max Webber, - este último, que eu me habituei a ler, depois de ter andado pela Faculdade de Direito de Lisboa, a estudar à noite - e nem cuidou de perceber, que os outros se aperceberiam logo, que a sua "neutralidade" trazia um recado de "amiguismo", hipocrisia e sectarismo grosseiro: essencialmente, concentrava em si o poder tirânico de quem expelia uma clara  censura ao meu direito inalienável da minha própria liberdade de expressão!

Seria tão estúpido criticar-me naquela hora, como seria estúpido eu ter cortado relações com ele, só porque ele tece no seu facebook, muitas piadas ( algumas de mau gosto) sobre a má carreira futebolística do meu Sporting Clube de Portugal.

Isto já para não falar da sua crítica menos assertiva: "deixem-se de obras de fachada, paguem antes aos fornecedores", referindo-se às obras feitas pela câmara onde mora.
É que fico sem perceber, - e muitos mais o terão pensado -  se as dívidas aos fornecedores municipais, não serão precisamente e em maior monta, as dívidas a esses mesmos fornecedores das ditas obras de fachada, por natureza as que consomem mais verbas ao erário público municipal?!
Quid Juris?










BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue