Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

4.906 - Os beneficiários da ADSE também recorrem ao SNS

Fica desmentido o argumento de que o fim da ADSE poderia "entupir" o SNS e colocar outros serviços médicos (privados) na falência.

Para além, do falso argumento de quem anda a agitar o tema "Fim da ADSE", quando em bom rigor, o que se deveria discutir, com seriedade, seria o alargamento da ADSE a outros beneficiários fora da função pública, desde que optassem por descontar 1,5 % dos seus vencimentos.

Aqui ficam umas notas sobre a ADSE e o SNS:

« O que é o Serviço Nacional de Saúde (SNS)?


É o conjunto de instituições e serviços oficiais prestadores de cuidados de saúde, funcionando sob a superintendência ou a tutela do Ministro da Saúde (centros de saúde, serviços de atendimento permanente e hospitais), que têm como missão garantir o acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, nos limites dos recursos humanos, técnicos e financeiros disponíveis.

Os beneficiários da ADSE que, como tal se identifiquem, podem utilizar, caso o desejem, os serviços integrados no SNS, designadamente nas urgências, consultas externas e internamento em enfermaria.

No acesso a cuidados de saúde prestados no âmbito do SNS, os beneficiários têm de pagar certas importâncias, designadas taxas moderadoras. Estas taxas e as respetivas isenções são fixadas por diploma legal. Veja área de Prestadores - Serviço Nacional de Saúde (SNS)
O recurso às instituições e serviços do SNS encontra-se especificamente regulamentado, pelo Ministério da Saúde. Encontra mais informação no Guia do utente do SNS (veja o sítio da Direção-Geral da Saúde)
O que é o Regime Livre?
É o regime de acesso a cuidados de saúde em que o beneficiário recorre a prestadores privados sem acordo com a ADSE, assumindo a ADSE uma comparticipação sobre os encargos daí decorrentes.
Neste regime, o beneficiário poderá recorrer livremente a qualquer entidade privada sem acordo com a ADSE, remetendo depois o original do documento de despesa para comparticipação. Este é pago com base na Tabela do Regime Livre, publicada em Diário da República, II Série.
O que é o Regime Convencionado?
É o regime de acesso a cuidados de saúde em que o beneficiário recorre a entidades (não integradas no SNS) com as quais a ADSE tem acordos.
No acesso a cuidados de saúde prestados por estas entidades, o beneficiário paga diretamente ao prestador a parte do custo fixado na respetiva tabela. A parte do custo fixada como encargo do beneficiário não é objeto de posterior comparticipação por parte da ADSE, serve apenas para dedução no IRS.
As importâncias fixadas, respetivamente como encargo do beneficiário e da ADSE, constam das Tabelas anexas aos respetivos acordos. Pode descarregar estas tabelas na secção Downloads e Formulários.»





BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue