Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

4.934 - O BOM NOME de Abrantes

O que é que terá corrido assim tão mal em Abrantes, para no interior de uma sala de hotel se terem juntado apenas, cerca de 50 pessoas, para apresentação de uma candidatura à governação de um concelho, com 37 mil eleitores inscritos? 
Acresce, este pormenor revelador do fantasioso evento, quando metade dos presentes eram pessoas estranhas à vida desse concelho. Uma peculiar presença que só encontra explicação, à luz dos laços de solidariedade e de dever institucional, tão conhecida e muito praticada, com solenidade, entre o dirigismo distrital do partido em causa, nos momentos do "beija-mão". Se bem que numa direcção distrital com quarenta e tal membros, num distrito com 21 concelhias e onde a direcção concelhia anfitriã tem quinze membros directivos, se justificasse um número de presenças bem mais encorpado,do que a metade de cinquenta.
Não será desta maneira, que o distrito irá ganhar outro protagonismo ou alcançar o tão apregoado destaque no mapa nacional, como alguém fez crer por aí. 

Aterrador o que é dado ver e ouvir em dois ou três videos, que mostraram imenso, da vacuidade desse evento.

Colocando de parte a observação ao discurso de circunstância de um ministro apanhado de surpresa, naquele evento, tivemos ensejo de ver num primeiro video, o candidato à câmara, sisudo e de voz embargada, logo no início do discurso de duas páginas, a pedir uma grande salva de palmas para a juventude partidária, por sinal bem numerosa na sala. Um recurso usado e estafado, de quem quer apoio fácil.

No discurso desse primeiro video o candidato denunciou o PDM, como muito restritivo e estrangulador da fixação de população nas suas freguesias rurais. Ficou por saber se o candidato sabe mais pormenores sobre esse PDM ou se sabe quais são as freguesias rurais do concelho.
Quanto à crítica ao PDM, há que estranhar por só agora ousar criticar esse regulamento que data de 1995. É bom não esquecer, este pormenor, decorridos 18 anos sobre a vigência desse PDM. E terminou o fraco discurso com alusões a  mais dois dados estatísticos recorrentes, comum a tantos concelhos do interior do país, a saber: a perda contínua de habitantes e o número crescente de desempregados.

Digamos que para um professor há 25 anos a leccionar no concelho, o conhecimento desses números não revela nada de transcendente. 
PIOR, se tivermos em conta que foram executivos municipais quase exclusivamente compostos na sua totalidade dos seus membros, por professores vindos das escolas onde o agora candidato leccionou, que estiveram nos últimos 20 anos à frente da vereação da câmara, bem podemos ficar todos bastante mais apreensivos com a situação. 

Um segundo video mostrava o candidato sentado numa poltrona do hotel, a não conseguir explicar, em 1 minuto e 37 segundos, o que estava ali a fazer e o que Abrantes ganhava com ele em candidato.

Um terceiro video mostrava um grupo de oito ou nove  jovens da jota concelhia, com o candidato já fora da visão da câmara - um sinal revelador do apagamento do candidato - onde o presidente concelhio da jota local, por coincidência, filho do presidente da concelhia senior do partido e que ao mesmo tempo é o dirigente da distrital do mesmo partido, a anunciar que o irmão mais velho iria candidatar-se à presidência da juventude distrital.
TUDO EM FAMÍLiA...!!! 

Situação deveras caricata. Estou certo, que Santarém não deixará com isto, de ficar bem assinalada no mapa. E quanto ao bom nome de Abrantes, nem vale a pena falar...

Das cerca de 50 pessoas lá presentes, 25 eram de fora do concelho, oito ou nove eram da direcção da Juventude Popular - que"arrisca" como dizia o filho do papá presidente da distrital - restando umas 15, sendo certo que nem metade dos 15 membros da direcção concelhia estiveram presentes.

Será caso para perguntar:
a)  Onde param os 300 e muitos novos miltantes?
b)  Onde ficaram os 126 votantes que deram a vitória à actual direcção concelhia e distrital, nas últimas eleições, em Maio de 2012?
c) Finalmente, foi uma primeira escolha - e de quem ou de quantos? -  e por que razão o nome do candidato só foi conhecido com escassos dias de antecedência do jantar da sua apresentação, situação estranha, quando sempre foi tradição no partido, juntar no dia da apresentação e diante do presidente nacional do partido, outros nomes componentes das listas municipais, câmara e assembleia municipal ? 

Para quem entrou para o CDS em 1975, como eu, que foi Delegado aos 2º e 3º Congressos Nacionais de 1976,em Lisboa e de 1978, no Porto e participou no Congresso das Autarquias AD de 1980, no Estoril;

Para quem mais recentemente esteve no Congresso de 2006 na Batalha, Leiria,  no Congresso de 2008 em Torres Novas e no de 2009 nas Caldas, que foi candidato à Câmara de Abrantes pelo CDS em 2005 e 2009, e presidiu à concelhia de Abrantes entre 2007 e 2010, tendo recebido o presidente Ribeiro e Castro em 2005 em Abrantes, e o Dr. Paulo Portas, em 2007, 2008 e 2009 por quatro vezes em visitas a Abrantes; 
Para quem foi vogal da direcção presidida pelo Dr. Manuel Macedo ( Mesquitela) em 1982, ao lado de ilustres abrantinos, como Ernesto Estrada, José Dias Mariano, Seixas Carlos, Fernando Simão, Isidro Estrela, Capitão Trovão, Fernando Taborda, Délio Madaíl e tantos outros, não pode de deixar de se interrogar:

- O que é que terá corrido assim tão mal por Abrantes?

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue