Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

4.935 - Transformar a garagem dos Claras em posto médico é uma tolice

Transformar o enorme "open space" que constitui a garagem do velho Terminal Rodoviário dos Claras e depois da Rodoviária Nacional para nele instalar o Posto Médico de S. João, ou o que se designa por Centro de Saúde, não lembra nem ao careca.
Só quem nada sabe de projectos e de recuperação de edifíos antigos poderia propor tamanho disparate.

Sendo um edifício oco, onde apenas existem paredes exteriores, que não se compadecem de qualquer recuperação útil para servir no hipotético Centro de Saúde, todo o aproveitamento daquele importante espaço se resumiria ao aproveitamento do terreno. Comprar um terreno liberto de obras de demolição ficava sempre mais barato. E quando a CMA anda a comprar espaços no Edifício S. Domingos e possui terrenos livres, doados a 1 € e 25 cêntimos o m2, desde o Campo do Barro Vermelho, ao terreno  da envolvente ao Hotel de Turismo, ao Vale da Fontinha, à Encosta Sul, ao edifício do Tribunal do Trabalho agora desocupado e a outras escolas primárias no Centro Histórico, mais inconcebível se torna, o projecto dispendioso de transformação da velha estação dos Claras/Rodoviária em Centro de Saúde ou Posto Médico.  
Em suma, o que não faltam são terrenos libertos dos encargos com demolições e remoção de entulhos. Mais a edificação de novas salas de atendimento médico e de enfermarias em espaço de todo desajustado para o efeito. Uma construção que iria atingir o dobro do custo, de uma construção nova feita de raiz, num terreno mais acessível e mais apropriado.

Mas o PSD propôs esse aproveitamento. Lá temos um professor e um ex-professor, agora jurista a enveredarem por temas que não dominam, com consequências desastrosas para o erário municipal. 
Proposta que alguns empreiteiros menos escrupulosos não desdenhariam, por verem nesse projecto mais uma receita choruda.

Só com este mau e triste exemplo, os vereadores do PSD iriam prejudicar muitas outras necessidades locais. Está bom de ver, de que o saber poupar nas obras municipais pode gerar outras receitas para investir com bondade em outras áreas sociais e culturais.
Como se sabe, em Abrantes todas as vereações se têm pautado pelo exagero na feitura de obras megalómanas. Não é por acaso, que as deficiênno campo dos equipamentos e serviços sociais se encontram tão carentes  e deficitários no concelho.
É no que dá entregar as chaves do concelho a tanta turma de professores. Aqui está uma verdade que nenhum professor aceita ouvir. Pior são as vítimas, entre a população mais carenciada, que continua a sofrer à conta de tantos disparates dos senhores professores,em matéria de (des)governação autárquica.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue