Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

4.970 - Jana perde influência na maioria PS

A decisão de substituir a Escola dos Quinchosos, que há anos venho propondo pelos perigos que a sua arrepiante implantação suscita, pois está no sopé de uma encosta com muralhas dispersas e pouco consistentes. Acresce, que tendo os muretes  e outros equipamentos do Jardim do Castelo lá no alto, mais acentua a insegurança da escola, e faz do seu recreio, bem lá no fundo, um alvo demasiado exposto a todas as derrocadas e quedas dos mais variados objectos, pela encosta circundante abaixo. Até um simples carro de mão lá nos carreiros do alto do jardim, mesmo que não estivesse carregado de pedregulhos ou de vasos com terra e flores rebolando por aquela encosta abaixo poderia constituir um desastre horrível, quando em baixo estivessem as crianças da escola a brincarem no recreio.

Quanto ao abandono da ideia do Centro Escolar na readaptação da Escola Raúl Figueiredo, que julgo ser a escola básica abaixo à preparatória na Encosta ficam-me dúvidas.
Voltando aos Quinchosos, Alves Jana foi aluno naquela escola e escreveu em crítica indirecta à minha posição, de que ali é que a escola estava bem.
Ao fim de uma década e depois de duas ou três dispendiosas obras de restauração, a presidente recuou no acolhimento a essa parte do espólio da "herança de Nelson e seus camaradas".

Verifico a tenacidade desesperante de um vereador ( Arês) em se colar à ideia, confundindo o seu apoio a outras obras desastrosas ( com o novo Mercado Diário à  cabeça). Em ano de eleições e sem os outros "sócios" do ICA pelos ajustes quanto a recandidatá-lo, nada como ensaiar outros voos.

Quanto à posição dos vereadores em despedida do PSD, mais uma vez comprovam a quadratura do círculo...

Defendem uma coisa e o seu contrário, sem pudor pelos aatribulados "Amigos da Tubbucci".
Dar como excelente a troca de um espaço que antes era para um Hotel, por um novo Centro Escolar, num concelho em perda de natalidade e depois de inaugurados quatro recentes centros escolares, só mesmo como provocação a Passos Coelho, a Nuno Crato e ao ministro das Finanças.  Percebe-se agora, a dificuldade em fazer crescer a nossa economia e o turismo, quando só esse bom turismo, desde que bem infra-estruturado gerava rendimento, que pagava todo o nosso Estado Social.

Depois, até conseguem entrar pela Rotunda de Santo António até ao Campo do Barro Vermelho, o que não deixa de suscitar estranheza, sendo os mesmos professores. Da Rotunda de Santo António só descendo à Rotunda do Quartel é que se pode voltar a subir a Avª das Forças Armadas e encostar a um topo do campo do Barro Vermelho. E, para quem vindo da Rotunda de Santo António descer a Avª das Forças Armadas e cortar à direita, a seguir às bombas de gasolina ou frente à Sopadel, não escapa a dar uma grande volta por debaixo do viaduto e parar quando isso for possível, no topo do dito campo, restando-lhe como alternativa ter que prosseguir na subida da Avª das Forças Armadas. É que se avançar uns metros mais nessa abordagem ao campo do Barro Vermelho, arrisca-se a já não poder recuar e voltar-se para a Avª. D. João I e para a Encosta da Barata, sem ir parar à Esquadra da PSP e às traseiras da Sopadel.

Leiam a transcrição do Rexistir:
«A senhora presidente da câmara explicou, como já era sabido – no âmbito da planificação para a substituição das atuais escolas nºs 1 (Quinchosos) e 2 (Alto de Santo António) do 1º ciclo do ensino básico, que não oferecem as melhores condições de funcionamento, por questões infraestruturais e pela falta de espaço para serem aumentadas – era intenção do executivo proceder à adaptação da Escola do Ensino Básico Raúl Figueiredo a Centro Escolar (Encosta Sul).(...)


O vereador Carlos Arês disse sentir-se, ao longo deste mandato, corresponsável, por via de ter votado favoravelmente várias decisões acerca da localização de equipamentos estruturantes (Mercado Municipal, Centro Escolar de Alferrarede, Centro Saúde). (...)

Os vereadores eleitos pelo PSD, Santana Maia-Leonardo e António Belém Coelho, apresentaram a seguinte declaração de voto, sobre a construção de um centro escolar no Barro Vermelho:

“Os vereadores eleitos pelo PSD sempre viram com muita desconfiança, quer quanto à sua sustentabilidade, quer quanto à sua viabilidade, a construção do Hotel no Barro Vermelho pelo que sempre defenderam que a cláusula de reversão já devia ter sido accionada há muito tempo. Por outro lado, sempre consideraram o Barro Vermelho como a localização privilegiada para a construção de uma escola ou centro escolar, quer pelo facto de estar perto da zona desportiva, da PSP e do terminal da Rodoviária, quer porque entendem que a dispersão deste tipo de equipamentos pela cidade é vantajosa. Além disso, permite ainda que o acesso se possa fazer não só pela rotunda do Hotel Turismo como também pela rotunda do Olival, Pingo Doce e rotunda do Quartel.”
(...) No seguimento do referido antes pelo vereador Santana Maia, que obviamente subscreve, acrescentou apenas que aquele terreno tem dignidade mais que suficiente para um equipamento deste tipo e sobre isso não veem qualquer problema, antes pelo contrário vêem vantagens pelo facto de se reconhecer que o projecto não vai prosseguir. Numa análise SWOT simples e rápida, concluiu-se vários pontos fortes: revitalização do centro histórico, proximidade com a PSP, com a Rodoviária e com o Complexo desportivo. Como pontos fracos, destacou a questão do trânsito.»

Ah!!!  Reconhecem um ponto fraco: "a questão do trânsito". 
E não é que da escola no Barro Vermelho conseguem interiorizar " a revitalização do Centro Histórico" (?!?!!!)
E tanto que se desdobraram os "Amigos da Tubucci", a seu lado e vai agora, já colocam a revitalização do Centro Histórico, como boa, ao retirar duas escolas da parte antiga da cidade e ir colocá-la no campo do Barro Vermelho?!
PORREIRO,PÁ!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue