Enquanto os milhões foram chegando às carradas de Bruxelas, ninguém quis admitir o logro do poder autárquico.
Foi preciso escassear os meios de ajuda da CE para se começar a questionar a "bondade" do poder local, tido até então, como bom exemplo de exercício administrativo e de boa prestação de serviço público.
Mesmo a condição de proximidade ao cidadão já não faz qualquer sentido hoje, quando a net coloca um site informativo ou um meio de correspondência imediato, ao alcance de toda a gente.
Em 2009, uma jornalista ficou muito indignada porque eu como candidato à câmara de Abrantes ousei suscitar sérias dúvidas sobre a hipotética vantagem de competência de um outro candidato, só porque o mesmo era arquitecto.
De nada me valeu, lembrá-la de que não havia nenhum "curso superior de presidente de câmara".
Portanto, ser-se arquitecto podia não trazer nenhuma mais-valia a um concelho, quando as necessidades municipais se centravam mais no abastecimento de água a preços competitivos, na diversificação do mosaico florestal, no incremento de indústrias agro-alimentares mais específicas da região, na captação de investidores através de incentivos fiscais e outros, ou na melhoria da qualidade da saúde, com serviços ambulatórios ao domícilio e na área da formação profissional com respostas mais ajustadas às necessidades da indústria e serviços locais a instalar e também na melhoria das actividades extra-curriculares nos diferentes graus do ensino.
Portanto, ser-se arquitecto podia não trazer nenhuma mais-valia a um concelho, quando as necessidades municipais se centravam mais no abastecimento de água a preços competitivos, na diversificação do mosaico florestal, no incremento de indústrias agro-alimentares mais específicas da região, na captação de investidores através de incentivos fiscais e outros, ou na melhoria da qualidade da saúde, com serviços ambulatórios ao domícilio e na área da formação profissional com respostas mais ajustadas às necessidades da indústria e serviços locais a instalar e também na melhoria das actividades extra-curriculares nos diferentes graus do ensino.
Para que tudo isso vingasse com assinalável sucesso, de nada servia ser-se arquitecto, engenheiro, professor de filosofia ou de ginástica.
Era preciso apenas, e tão somente, encontrar um presidente com capacidade de liderança e não apenas um gestor, para fixar escalas de serviço e distribuir lugares.
Liderar é ter a capacidade de motivar os outros a alterar comportamentos e a modificar a eficácia da actuação dos diferentes serviços públicos municipais.
Era preciso apenas, e tão somente, encontrar um presidente com capacidade de liderança e não apenas um gestor, para fixar escalas de serviço e distribuir lugares.
Liderar é ter a capacidade de motivar os outros a alterar comportamentos e a modificar a eficácia da actuação dos diferentes serviços públicos municipais.
Hoje, nem das rotundas bem desenhadas se podem gabar a maioria dos autarcas.
E Abrantes, há muito que deixou de ser a cidade florida.

A rua da foto fica em Cordoba, no sul de Espanha.
Nas nossas autarquias chegou-se ao ponto de um Departamento Municipal de Urbanismo ter 800 funcionários, quando nessa câmara municipal entram em média, por dia, apenas três projectos de arquitectura...
Nas nossas autarquias chegou-se ao ponto de um Departamento Municipal de Urbanismo ter 800 funcionários, quando nessa câmara municipal entram em média, por dia, apenas três projectos de arquitectura...