Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

5.167 - O ERRO DE PAULO MORAIS

 
A fonte da corrupção no poder local, segundo Paulo Morais, - como ainda ontem na RTP Informação acentuou mais uma vez - reside nos urbanizadores que na ânsia de valorizarem os seus terrenos, logo pensam em subornar os decisores dos licenciamentos e alvarás, que são os autarcas e técnicos municipais.
 
O termo urbanizadores, suscita no grande público alguma acrimónia. Pese, a abrangência do termo, que vai desde o proprietário do micro terreno onde pretend...e construir o abrigo da sua família, ao pequeno construtor que espreita uma possibilidade de acrescentar uma maior remuneração ao seu investimento, até ao grande promotor imobiliário que quer ver mais lucros, como qualquer investidor que se prese. 
 
Numa palestra sua, a que assisti e intervim, num encontro de autarcas,  na última campanha das autárquicas em Sintra, um presidente de junta de uma freguesia do meio rural, lamentava-se de na sua terra a aprovação de uma simples moradia, em espaço já classificado como urbano, poder demorar, por regra, cerca de 5 anos ou mais, quando os prazos legais apontam para cerca de, 30, 45 ou 60 dias.
 
Nem assim, Paulo Morais percebeu que o presidente de junta acabara de arrasar a sua teoria. 

 Curiosamente, nunca li ou ouvi Paulo Morais questionar a competência técnica e o excessivo poder de decisão concentrado nos 308 presidentes de câmaras municipais, mais nos 1200 a 1500 vereadores da maioria absoluta dos executivos municipais chefiados por esses presidentes.
 


A demora relatada, - tão frequente nos 308 municípios do país -  veio por a nu toda a tramoia municipal, ao jeito bem português, de quem "cria dificuldades para melhor vender facilidades".

O desgraçado que ficar refém desses decisores, com o dinheiro empatado num terreno e no projecto, a ver as suas economias a minguarem com o decorrer do tempo perdido, mais o pagamento da casa arrendada - a que teve que recorrer, porque tardava o licenciamento, - não lhe restava senão  ter de " embarcar" no engodo...

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue