Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 7 de dezembro de 2014

5.171 - O PODER AUTÁRQUICO SERVE A QUEM !?

Num concelho com cerca de 50 Milhões de euros de despesas, por ano. Donde, + de 20 Milhões de euros  iam para Despesas com Pessoal ( num Quadro de Pessoal de cerca de 400 funcionários ).

Isso significava, que duas a três mil pessoas entre familiares e serviçais lá de casa, que dependiam do Orçamento Municipal.
Os restantes 30 M€ pagavam os serviços e equipamentos que a autarquia contratava junto de fornecedores, empreiteiros e tarefeiros, os quias dando trabalho directo e indirecto a mais quatro a cinco mil munícipes e respectivas famílias, asseguravam a metade dos votantes das eleições autárquicas municipais, a favor da lista de benfeitores da autarquia.
Um mimo, esta democracia, a que chamavam democracia de proximidade. E para a maioria ficar mais em aconchegada, lá vinham os presidentes de junta com os seus apaniguados, arregimentados aos balcões dos cafés, com bebidas pagas e um aviso dado em surdina, não fossem os fregueses esquecerem-se do que havia a fazer.
Claro que para aqueles e aquelas senhoras que não iam ao café, o aviso era outro, dado porta a porta, pelo postigo do quintal, lembrando que a senhora do posto médico ou a enfermeira do hospital, lá da terra, também precisava do voto dado aos mesmos de sempre, pois só assim, se podia garantir a consulta no dia aprazado ou internamento rápido no hospital...!
Um argumento infalível, em terras onde se morria por falta de cuidados médicos atempados.

E as " boas consciências" daquela pobre gente, em nada se alvoraçavam. Era a vida...
 
Viva a democracia!
Viva o Poder Local de proximidade!
Que de tão próximo nunca mais escapava aos detentores do poder.
 
E era este poder local de "proximidade", que um dia se "afastou cinicamente" do seu freguês, resolvendo por maioria, ameaçar de penhora uma viúva sem casa própria, se esta não pagasse os 180€ dos transportes da ambulância, em resultado dos serviços prestados pelos bombeiros municpais, para umas quantas sessões de quimioterapia do marido,  já doente em fase terminal.
 

Votei contra e acabei vencido nessa votação, em 2003.

Três votos contra de que me orgulho enquanto vereador: Intimar uma pobre viúva a pagar cento e tal euros pelo serviço da ambulância no transporte do marido em tratamentos ao hospital, nas semanas que antecederam a sua morte. Indeferir uma alteração de lojas num hipermercado, de um dos maiores investidores do pais, pela dimensão da largura de uma simples porta; e "doar" uns milhares de euros para um município geminado dos PALOP. Poder local - dito democrático! - para que te quero...?!

No caso da senhora idosa, sem filhos e a viver na casa "emprestada" por uma irmã a própria Acção Social  Municipal e a Junta de Freguesia atestaram o estado de extrema pobreza da viúva. Nada demoveu os democratas e socialistas autarcas. A exigência do pagamento de 180 euros em 10 prestações,  foi a cedência mas generosa que a sua "bondade" podia atingir.
Porém, logo a seguir, já puderam "conceder" uns milhares de euros para uma biblioteca algures num município geminado de Cabo Verde. Esta grosseria deixou-me perplexo.
 
Um dia a historia revelará em pormenor, todo o logro em que muitos pactuaram, com canalhice e soberba.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue