Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 15 de fevereiro de 2015

5.189 - A DISCUSSÃO À VOLTA DA GRÉCIA SÓ REVELA A PULHICE EUROPEIA

José Manuel Fernandes que age como se nunca tivesse professado a dura ideologia esquerdista, debitou uma crítica grosseira sobre a vida dos gregos. Questiona mesmo a origem grega dos grandes nomes da Civilização Helénica, nesta mal amanhada prosa: "  O primeiro mito é que a Grécia de hoje é a herdeira da Grécia da Antiguidade, a Grécia que devemos a nossa civilização e que inspirou a nossa democracia.
Esta ideia só muito parcialmente é verdadeira. A cultura grega clássica nasceu e cresceu numa região muito mais vasta do que a da Grécia actual. Basta pensar que, se de facto Sócrates, Platão ou Tucídides eram atenienses, Heródoto, o primeiro dos historiadores, era de Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia); Arquimedes, o matemático, era de Siracusa, na Sícilia; Tales de Mileto, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, era de Mileto, hoje na Turquia; Heráclito, o “pai da dialéctica, era de Éfeso, igualmente na Turquia; Aristóteles era de Estagira, que fica hoje na Grécia mas que na época pertencia à Macedónia; Euclides, o “pai da geometria”, era de Alexandria, no Egipto; Pitágoras, o do célebre teorema, se nasceu na ilha grega de Samos, desenvolveu a sua escola em Crotona, uma povoação no sul de Itália; e por aí adiante."

Seguindo este articulista, só falta mesmo concluir por analogia, de que Ronaldo não é português...!

O cronista que escreveu este texto, ainda não percebeu como acabou por corroborar em grande parte, precisamente, a tese do actual governo grego. Muitas das vicissitudes da Grécia partiram da vontade das grandes potências de há 200 anos, - Reino Unido, França e Rússia - quando a "libertaram" do domínio Otomano, e lhe deram um rei, que até esteve para ser o nosso D. Pedro IV, do "grito do Ipiranga" no Brasil.
 
Convenhamos, que a própria CE, nos últimos 30 ...anos não soube fazer melhor.
Facto que obrigava o articulista ao primeiro gesto de ponderação, ( logo dele, que por sinal é muito ouvido em Belém, já desde o tempo do "demitido" chefe de gabinete de Cavaco) que podia ter passado por creditar à Grécia, não tanto a ligeireza da adesão consentida pela CEE, na altura, mas essencialmente, a grosseira irresponsabilidade da CE, em mais tarde a admitir na Zona Euro, apesar de todas as vicissitudes sobejamente conhecidas.
Até o exemplo que o articulista dá da oposição da Grécia à entrada de Portugal e Espanha na CEE, em 1986, já revela o amadorismo da União Europeia, por não ter sabido acautelar todo e qualquer hipotético "embargo" grego, a novas adesões.
 
Mas que esperar de um articulista que se perdeu em pormenores geográficos de mera disputa bairrista, querendo negar que algumas das grandes figuras da Civilização Helénica tenham nascido ou vivido todo o sempre na Grécia, apontando outra origem na ilha ao lado ou num espaço hoje pertença da Turquia, indo até à negação gratuita de qualquer herança grega, a quem nasceu na "longínqua" Alexandria ou na Sicília.
É muita presunção do articulista querer com a exclusão da Grécia, dar o caso por encerrado, quando no mesmo texto acaba por corroborara nas desigualdades que a União Europeia não soube resolveu com a inclusão não só da Grécia, como de Portugal, num convívio desguarnecido com outros países, como a Holanda e a Finlândia.
Portanto, antes do problema grego, há o magno problema da natureza da própria União Europeia, onde também se inclui Portugal, pese a pouca atenção aparentemente dada, por Passos Coelho, a essa circunstância.






BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue