Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 4 de agosto de 2015

5 210 - O Desenvolvimento Regional e Municipal foi deixado ao abandono

Deixado ao abandono por todos, a começar pelos "caciques locais" e por todos quantos se relacionaram com o poder local, na versão aberrante, que as nossas leis eleitorais e demais normas da administração local consignaram com alguma arrogância e total inaptidão.
 
Um concelho com + de 60 kms de margens ribeirinhas na maior reserva de água do pais ( Albufeira do Castelo de Bode) após o Alqueiva tinha que ter outros estudos de desenvolvimento local e regional. De resto, toda a dinamização obtida a partir da Albufeira do Alqueiva, nos últimos anos, só veio comprovar toda a inépcia abrantina no modelo de desenvolvimento estratégico para o concelho e concelhos vizinhos.

Em 1976, os Serviços Municipalizados de Abrantes ainda acreditavam na "bondade" dos furos no Taínho e da fonte inesgotável que advinha do rio Tejo, continuando de costas voltadas para a albufeira, entretanto projectada nos anos de 1940, sob a orientação ministerial do Engº Duarte Pacheco.

Quando em 1976, a Grande Lisboa já havia decidido lançar a conduta denominada pela CREL da Água, desde o Castelo de Bode até à capital.

Só em 2001 avançaram as obras da captação da albufeira na Cabeça Gorda ( cota 250 m de altitude ), quando em 1990, já estava em curso a captação da Portela/Colmeal, nas Fontes, com os reservatórios à volta do Adro da Igreja local, ( cota 300 m de altitude ). Basta verificar que o Castelo de Abrantes está na cota 199 m de altitude acima do nível médio das águas do Oceano Atlântico e o espelho e água do açude do Aquapolis ronda a cota dos 24 metros, para se perceber quanto desnível natural foi desprezado, no que poderia ser a maior rede de abastecimento municipal, alargada inclusive ao Sardoal e ao Mação, concelhos com graves deficiências de abastecimento de água.

Já agora, também merece ser questionada a ausência grosseira de um número considerável de bocas de incêndio e de tanques em betão para reservatório e enchimento de água nos combates aos incêndios florestais, quando Abrantes, Sardoal e Mação estão entre os doze concelhos com maior área florestal ardida nos últimos 30 ou 40 anos. Estranha ausência diante destes dois percursos da rede de captação de água na albufeira e que cruzam uma faixa importante da área florestal da região.

Como é que se pode falar em desenvolvimento municipal e em mais "serviços públicos" para fixar mais postos de trabalho e populações na região, se os próprios municípios não trataram de assegurar um desenvolvimento de cuidados básicos, apontados à qualidade de vida dos cidadãos?

A desertificação começou na incúria da elite municipal, que se apropriou de um poder local para o qual não tem a mínima competência para lhe dar o uso adequado.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue