A afirmação foi feita no programa da Rádio Tágide ( O Muro do Barulho), esta última 3ª feira à noite e irá passar neste fim de semana, segundo creio das 13 às 14 horas.
Que afirmação foi essa?
Enigmática e alarmista.
Que os candidatos às câmaras deveriam levar seriamente em conta o cenário dramático que se desenha no Centro de Saúde.
Isto dito desta forma enigmática pelo próprio director e médico Dr. Siborro, até parece que ele não é parte activa e o primeiro responsável a ter que encontrar a solução.
Pelo que disse, não passa por ele, mas sim pelos candidatos, que segundo ele, já deveriam ter as soluções na manga, quando ele próprio não as tem. E daí, já estar a antecipar essas nuvens negras.
Algo estranho e que não se afasta do que sabemos dessa posição histórica e biblíca do Pôncio Pilatos...
...
O problema será, e que já é conhecido por alguns, de proximamente quase todos os médicos em serviço no corpo clínico desse Centro poderem pedir ou anteciparem o seu pedido de reforma, de forma combinada e em simultâneo.
Posição que também poderia ser seguida pelos próprios enfermeiros.
...
Um esvaziamento completo, que nos leva a interrogar sobre a má gestão de recursos humanos praticada pelo próprio Dr. Siborro desde há um ano e meio que tomou posse, e em especial, da má gestão do seu antecessor, precisamente um gestor de profissão...
O que nem me surpreende, pois acabei por reconhecer nesse gestor imensas falhas. A última vez que esse mesmo gestor se sentou a meu lado foi em 16 de Maio de 2004, um mês após tomar posse como Director do Centro de Saúde, numa sessão nas Mouriscas e interrogado pelo presidente da Junta Manuel Grilo, se as Mouriscas iriam ficar sem um dos dois médicos ele foi peremptório a negar essa possibilidade e que com ele próprio como Director essa hipótese estava afastada.
...
Não vão acreditar, mas daí a dois meses ( em meados de Julho de 2004), sou surpreendido com as manifestações da população das Mouriscas, porque lhe fora retirado ao seu Posto Médico e de Alvega um ´dos dois médicos, que até então ali faziam serviço. com cada um a ter os seus próprios doentes.
...
Um autarca com esta capacidade de faltar à verdade e com esta falta de carácter, nunca mais poderia sentar-se a meu lado. E não se sentou mesmo, pois daí a um mês, estava com uma petição de 45 assinaturas dos mlitantes, a pedir eleições na concelhia a que pertencíamos os dois como vogais.
...
Talvez o Dr. Siborro não acredite, mas eu já em 2004 tinha a consciência de que o Centro de Saúde estava com problemas e iria ficar ainda pior com o passar do tempo.
Completou-se aquele mandato de 3 anos no Centro de Saúde com aquele dito gestor. Agora é o seu sucessor quem vem dar este alarme.
E eu pergunto:
- Se me têm dado os votos na Concelhia do PSD em 2004, as coisas por Abrantes teriam já dado uma grande volta, porque eu nunca deixaria que as coisas se arrastassem até este ponto, como admito que os abrantinos tenham já se apercebido deste meu empenho em combater os erros e as incompetências.
...
Tive razão antes do tempo. Mário Soares também costumava ver nisso um dos defeitos terríveis na política e que dava como exemplo paradigmático o próprio Dr. Sá Carneiro, de ter razão antes do tempo!