

FOI DITO AÍ NUM BLOG da INTRIGA:
-«Descobrimos a influência dum dos maiores criadores estéticos abrantinos (para que não digam que insinuamos que o Souto não é Abrantes) na Arquitectura Moderna Portuguesa.
O artista que se chama João Pico desenhou estas obras primas dos 17 aos 24 anos.»
... in blog de Amigos do Património (que não é deles...)
NOTA:
.
A CIDAS - Cooperativa de Rega do Souto tem um depósito construído dez anos antes de chegar o outro depósito da água pública, construído na povoação vizinha na Atalaia. A paisagem só tem que agradecer a água... Sem ela era tudo um deserto!
.
A sede da Sociedade Recreativa, nesta foto tirada em 2008, estava em obras, daí os tapumes; todavia, é bom lembrar que em 1969 não havia outra sala polivalente com palco e camarins em todo o Norte do Concelho ou em muitas outras freguesias do concelho. E se formos a olhar bem para a fachada lateral e traseira do exterior do Teatro de S. Pedro, de paredes cegas, também não se imagina o seu interior.
.
QUANTO AOS SUBSÍDIOS DA CÂMARA PARA ESTES EDIFÍCIOS: ZERO!
.
MAS A CMA DEU 7.500 euros para o CENTRO de DIA do Souto, e logo chamaram ao Sr. TRAQUINA um BENEMÉRITO do CENTRO de DIA, vá lá saber-se porquê?!
.
O SR. TRAQUINA quer despejar uma loja sua com tralha antiga para dentro da Escola Primária e logo confundem as coisas e lhe atribuem querer construir um MUSEU no SOUTO e até lhe chamam, imaginem bem: BENEMÉRITO?!!!!
.
DEPOIS FALAMOS!