Edifícios como o Centro de Dia e o Posto Médico têm pinhal a menos de 20 metros.
Não tem um único tanque florestal para abastecimento dos auto-tanques, nem tem uma única estrada transitável dentro da freguesia, para acesso de auto-tanques à albufeira quando está cercada pela dita albufeira, a norte e a noroeste, em mais de dez quilómetros de margens.
Fundo da Aldeia, Milheirice, Pisco, Bairro Padre Roldão, Travessa das Amendoeiras e Cimo das Vinhas são exemplos de autênticos becos sem segunda saída e em quatro destes exemplos, sem espaço para inversão de marcha de qualquer auto-tanque.
MAIS SURPREENDENTE: Em quinze anos de PDM nunca ninguém ligado à Câmara alguma vez veio propôr qualquer Plano de Pormenor para alargar uma rua, criar um largo naqueles seis becos sem segunda saída ou outra proposta de via paralela ou de envolvência ao perímetro exterior do aglomerado.
Ora isto contraria toda e qualquer boa regra de urbanismo e bom ordenamento. Ninguém achou por bem melhorar qualquer acesso ou alargar qualquer rua fora dois casos de mera generosidade dos privados. E toda esta indiferença urbanistica que se passou nesta freguesia também ocorreu de igual modo noutras freguesias.
Portanto, nada de bom poderia suceder por estas terras. Tudo fruto do acaso. É este o poder local que vamos tendo, de nula expressão pela proximidade omitida.