Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

3 543 - A OUTRA "HISTÓRIA" DA REVISÃO do PDM - 2ª Nota

Pelos mapas apresentados, posso perceber que em freguesias como o Souto ou a Aldeia de Mato, que os mesmos já estavam assim delineados ou quase prontos, no final de 2003.
Portanto, em 2002 ou 2003, o executivo PS já havia percebido, suficientemente bem, o logro do PDM de 1995.
E teve receio dada a movimentação desencadeada no Norte do concelho com as listas de centenas de assinaturas em freguesias como o Souto, Aldeia de Mato e Fontes, mais as reuniões à volta da discussão pública do POACB. Tudo movimentações que não correram nada bem para o executivo PS. Nas Fontes, bastou-lhes irem "buscar" o presidente da Junta (ao PSD) e espalhar alcatrão por mais umas estradas. O PS calou as Fontes.
A água da Albufeira, ( mesmo sendo a mais cara do Médio Tejo) sossegou o concelho. Nada transpirou para o PSD, sendo o projecto de Humberto Lopes e António Roseiro de Janeiro de 1990. Era agora parte da "obra" de Nelson de Carvalho/Pina da Costa/ Júlio Bento. Estes dois últimos, mais "unidos" pela "parceria" SMA/Abrantáqua.
E uma vez mais, a direcção concelhia do PSD sem saber estar à altura dos acontecimentos, quando era Durão Barroso o 1º ministro.
Muito puxei, mas aquela direcção concelhia não dava mais. Não estava para ali virada.
Portanto, esta "REVISÃO" já estava preparada, caso as coisas começassem a correr mal para o PS. Isto é, se o PSD se movimentasse um pouco mais a colher o descontamento evidenciado pelo concelho sobre as graves limitações do PDM, nos idos de 2004/2005.
Estes terrenos que aparecem agora a mais - chega a ver-se colocar áreas de 1 e 2 hectares dentro dos perímetros e mesmo nos centros das povoações, como novas áreas urbanizáveis - mostram como o PS já estava disposto a abrir mão do erro de 1995, sem ter que dar explicações pela gravidade das omissões e daqueles cortes operados, sem a mínima razão de ser no PDM inicial.
A apresentação do arqº Albano Santos a nº 2, em 2005,  fazendo constar com habilidosa hipocrisia política, que seria o futuro substituto de Nelson de Carvalho, permitiu deixar essa Revisão ainda na gaveta algum tempo. O PSD nem percebeu nada do que andava a passar-se no PS. A "evolução na continuidade" era agora a "arma política" do núcleo duro do PS e o dito arquitecto, o "cordeiro de Deus".
Maria do Céu Albuquerque era a nº 6 da lista, em 2005. Não contava. E aparentemente, acreditava em Albano Santos como sucessor de Nelson de Carvalho.
Finalmente, esta retirada da gaveta dos mapas bolorentos da revisão já delineada em 2003 (veja-se a coincidência do POACB no tempo: o Plano da Albufeira foi aprovado em Maio de 2003), fazendo-a coincidir com o "grande plano da reconversão do Centro Histórico da cidade e com o anúncio da mini-hídrica no açude do Aquapolis e o resto do Projecto ribeirinho no Rossio, quando o Casal Curtido não há meio de mostrar os painéis solares e a Central do Pego, não tem clientes para a sua produção de energia ( "Abrantes Capital da Energia" parece ter ido atrás do "Mar de Abrantes", da Clínica Ofélia e da Ponte do IC 9 no Tramagal...!), fez vir ao de cimo, o que pode ser mais uma cantilena ou mesmo o "Canto do Cisne" da "pesada herança" do beirão Nelson de Carvalho, por terras de Abrantes...
Uma última corrida atrás do prejuízo.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue