Declaração de Interesses: Adelino Maltez foi meu professor de História do Direito.
A propósito da liderança dos ex- Jota e não só...
«(...) Este regime, de sociedade aberta mas dependente do condicionamento, continua a ser marcado por pactos de cavalheiros, à semelhança das reuniões de sacristia e de restaurantes finos que precederam a atribuição dos canais privados de televisão a Pinto Balsemão e D. José Policarpo, em detrimento de Daniel Proença de Carvalho, e com os equilíbrios e compensações posteriores
Temos de acabar de vez com esta economia privada sem economia de mercado, onde prevalecem os métodos salazarentos do condicionamento industrial, cultural e comunicacional, sem "glasnot" nem a prévia "perestroika". Chegou a hora de PSD e PS rasgaram a pesada herança que os há-de tramar em desconfiança.
Reparei que Seguro está disponível para todos os acordos parlamentares contra a praga que domina o Estado de Direito: a corrupção. Aproveita, Pedro! E cheguem ao PCP e ao BE. Não tenham medo! Peçam um papel ao Luís de Sousa. Ele faz isso em duas páginas de A4. Caso não o façam, podem morrer todos à vista de costa.
Aliás, as sucessivas traduções em calão sobre a Noruega e as suas tradições, com que, muitos vão debitando informações, revelam como se perderam aqueles olhares antropológicos que nos davam universalismo. Quem confunde nomes com coisas nomeadas, até tudo pode explicar com a monarquia e a fé cristã obrigatória dos respectivos 20 000 maçons, do rito sueco, cuja lista é publicamente disponível.
Este postal pode servir de resposta à brilhante análise de José Pacheco Pereira sobre a influência dos alberguistas nos meandros do poder em Portugal. Serve, sobretudo, como protesto, dado que, como histórico do Albergue, até agora não fui convidado de forma discreta, secreta ou abrupta para qualquer naco de poder, de deputado a ministro, passando por assessor, agente, nomeado ou avençado. Nem sequer o meu telemóvel tocou ou o mail fez pisca-pisca. Não me conformo com tanta falta de poder.» in blogue Albergue Espanhol
