«Mercado Criativo
Programação da “Praça dos Sabores”
«Uma das valências instaladas no Mercado Criativo (edifício do antigo Mercado Diário), a “Praça dos Sabores”, preparou um programa de iniciativas de promoção dos produtos regionais, desde vinhos, azeites, vinagres, enchidos, compotas, marmeladas, mel e café.»
"MERCADO CRIATIVO" só como simbolo pejorativo de um concelho que se negou a si próprio.
Todos estes autarcas deixaram o Mercado Diário definhar continuamente. Nunca viram ali nada que pudessem restaurar e recriar com a ajuda dos nossos produtos tradicionais, que agora parecem ou fingem parecer que irão criar, mas em desespero de causa.
Como alguém dizia, "neste país é tudo tão difícil que tudo se perde..."
Passaram-se três décadas a olhar para o definhamento geral das freguesias. Nada foi atacado com saber e com visão estratégica, de quem teve a obrigação de o fazer e não o fez. As freguesias perdiam habitantes e ao mesmo tempo os poucos projectos de novas construções demoravam anos até conhecerem o indeferimento cruel, já em nome do "progressista" PDM.
Não havia uma palavra a ninguém. Nenhum autarca se sentiu no dever e na obrigação de chamara à CMA os requerentes que nessas freguesias viram os seus projectos indeferidos e encontrarem conjuntamente uma solução para os fixar a estas freguesias do concelho. Algumas vezes, os poucos que ainda lograram ser atendidos ouviam a resposta mais cruel e cínica de que tomei conhecimento. Diziam assim, esses técnicos e autarcas:
- " Pois é, naquela freguesia não se pode aprovar a sua casa. Mas porque não vem o senhor comprar um andar na cidade e esquece essa terra, essa freguesia?!"


