Entrei nessa Associação uma vez. Fica ali no Rossio ao Sul do Tejo num edifício assente em pilares no piso térreo por via das cheias. Cá em baixo havia uma frota de jeeps a entrarem e a saírem. Fui com dois dirigentes do CDS para falar com um militante engenheiro florestal, muito bem referenciado, com vista a convidá-lo para a lista municipal do CDS em 2005. Dizia-se que era pessoa influente. Hoje, todos sabem, quanto isso é conversa da treta.
A pessoa não estava. Foi lá dias depois um dirigente do CDS, seu amigo. Este poder local funciona sempre por "amiguismos". Eu queria encontrar gente com vontade de dar uma volta na situação, mas não encontrava senão uns poucos. Éramos sempre poucos. Nunca conseguia encontrar pessoas disponíveis. Já todos se tinham "comprometido" com o "bloco central". E os que não se tinham comprometido achavam-se umas "prima-donas", que só aceitavam cargos de notoriedade, para ficarem na foto, adiantando logo de seguida que para trabalhar na campanha não estavam disponíveis. Mas aceitavam dar o nome. As listas autárquicas estão cheias desse tipo de gente. Tanto a dos partidos, como agora se viu, coma própria lista dos ditos "independentes" ICA.
Um dos técnicos dirigentes dessa Associação vem agora na ABARCA, contactado pela Lusa confirmou o atraso do pagamento de salários a 15 sapadores florestais. Terá dito: " Sim confirmo, tivemos uns atrasos na facturação e nos respectivos pagamentos (...) acrescentando que as entidades devedoras " estão em vias de regularizar o que devem".
Uma Associação de Agricultores não merecia ter uma gestão mais competente?
Atrasos na facturação, atrasos no pagamento, enquanto 15 sapadores florestais, gente humilde que vive dos seus magros salários de 500 euros mensais estão há três meses sem receberem os ordenados indicia uma má gestão.
Será que os dirigentes e os engenheiros também têm salários em atraso? Nada se ouviu dizer. E a Lusa nada perguntou. E a ABARCA também nada quis indagar a esse respeito. Aos Senhores Engenheiros não se fazem perguntas dessas.
NOTA: Em 2005, um desses Srs. Engenheiros mandou o "recado" (para mim) de que não estava disponível para se candidatar pelo CDS, de que era militante. E que quando quisesse voltar a ser candidato, só aceitaria integrar uma lista de gente competente e capaz...
Não fazia a coisa por menos...! Quanto a facturação e a pagamentos é que não é coisa que o entusiasme...
O dito engenheiro fora nº 2 ou nº 3 na lista do arquitecto António Castelo Branco, ( CDS de 2001) - outro técnico com provas dadas (???), que pelos vistos já terá apresentado um elenco de grandes feitos pelo concelho. Mas ninguém me consegue apontar um em concreto.
Em 2005 não se candidatou, o tal Engº. Mas em 2009 foi oitavo na lista do arquitecto Albano. É realmente notável o elenco de "parcerias em listas" que o Sr. Engº tem tido gosto em comparticipar. Tudo arquitectos, o que até nem abona a um engenheiro. Gente de provas dadas, não se sabe onde. Gente competente e capaz.
Claro, está à vista...