Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

4.626 - MATAFONE ESTAVA "COMBINADO" com a Presidente da Câmara para me "expulsarem" do Conselho Municipal...?

João Pico foi o nome indicado pela Deputada Municipal de Abrantes, eleita pelo CDS, Drª Matilde Lino Neto,  em Março de 2010 e votado nessa data pela Assembleia Municipal presidida por Jorge Lacão.
Um processo muito transparente, onde Matafome não tinha sequer que ser consultado, pois à data estava inscrito como militante há um mês, e a eleição dele seria em 10 de Abril de 2010 e a tomada de posse em Junho.
De resto, a deputada municipal, seria candidata com ele na mesma lista concelhia para presidente da Mesa. Agora já não foi reconduzida nesse ou noutro cargo, pois o seu nome já não consta da lista a eleições amanhã. Nem esse nome, nem Joaquim Ribeiro, nem a jurista Solange Cruz ou a militante Nancy Cruz constam na lista a votos, nessa eleição de amanhã, dia 26 de Maio.Portanto saíram quatro dos dez candidatos concelhios de 2010. Agoar concorrem 28 candidatos na sua lista.
 
Na reunião do Conselho Municipal de Segurança de 31 de Março (cinco dias antes da carta de Matafome), a que assisti e levava uma proposta previamente agendada nos termos prescritos pelo Regulamento desse Conselho Municipal, para o Posto de Bombeiros sazonal a instalar no Souto - uma proposta já muito antiga, que até ficou no programa autárquico do CDS de 2001, nos vinte dias que ainda colaborei com o presidente da Concelhia , Engº Jorge Gonçalves, e que surpreendentemente, Matafome vem agora acusar-me de a ter plagiado ao CDS, quando foi o contrário, eu é que a levei para o CDS e o facto do Souto ser a minha terra natal, até vem em abono do que afirmo, pois mais ninguém queria saber das freguesias do Norte do concelho, onde se localizava a Albufeira do Castelo de Bode e neste caso a freguesia do Souto, a única onde o CDS ganhou a junta de freguesia, comigo, nos idos de 1979.

ESTRANHA COINCIDÊNCIA:

Ao mesmo tempo que a Presidente da Câmara mostrava vontade para que eu não viesse mais às reuniões do Conselho Municipal, o presidente da Concelhia do CDS de Abrantes também se mostrava demasiado interessado em ver-me de lá para fora, apesar de ser o único conselheiro a fazer propostas que de certo modo, muito contrariavam a prepotência municipal dos socialistas. 
ESTRANHA COINCIDÊNCIA, como se viu na Carta de Matafome, indignado por eu continuar no Conselho Municipal e cometendo uma grosseria acusação sobre o modo como fora para lá indicado, quando havia sido uma iniciativa da Deputada Municipal do CDS, Drª Matilde Lino Neto que era a presidente da Mesa Concelhia, a mesma concelhia presidida por Matafome. Uma falta de elegância e uma irresponsabilidade nunca vista. É este o comportamento muito comum em Vasco Matafome.

Ao falarem assim de "grosso" comigo tanto a presidente de câmara do Ps como Matafome pelo CDS comungavam de uma estranha "sintonia política" que gera suspeitas. Tanto mais que em política o que parece é. Terá sido?

Aqui fica um extracto resumido por outro conselheiro municipal ( Santana Maia-PSD) da reunião do Conselho Municipal de 31/3/2011) publicado neste blog em Abril de 2011.

« Qual era então, a razão da pressa da autarca Maria do Céu?
Fazer chegar o Diagnóstico Local aprovado pelo Conselho Municipal  ao Sr. Secretário de Estado, para este lhe dar o correspondente despacho com a maior brevedidade.
Foi aí, que o Conselheiro Municipal João Pico pediu a palavra e questionou se o Sr. Secretário não estava também demissionário, como todo o governo. E, sendo expectável nova equipa governamental com novo ministro e novo Secretário de Estado o Conselheiro Municipal João Pico sugeriu que se suspendesse essa aprovação até às eleições legislativas, não fosse o Documento ficar desajustado às novas políticas governamentais.
A autarca Maria do Céu ficou bastante alterada com esta posição assumida pelo Conselheiro. 
E,  negando categoricamente  qualquer suspensão,  logo rematou com ironia e desprezo,  o seguinte:
 - " Dava como conselho ao Sr. João Pico, que não viesse mais às reuniões do Conselho Municipal."

O Conselheiro João Pico ripostou de imediato, lembrando à autarca Maria do Céu, de que não estava ali para receber conselhos da autarca, estava ali com mandato da Assembleia Municipal e designado pelo CDS e não abdicava de expressar as suas opiniões.
[O mandato do Conselheiro em causa preenche um dos seis nomes de "cidadãos com reconhecida idoneidade como se expressa no Regulamento aprovado pela Assembleia Municipal e a duração do seu mandato dura enquanto durar a actual Assembleia Municipal, mantendo-se em funções até à sua recondução ou à sua substituição, segundo o nº 3 do Artº 6º do Regulamento do próprio Conselho Municipal de Segurança].
A autarca Maria do Céu, reagiu com uma ostensiva agressividade e de dedo em riste vincou o propósito, de que não admitia mais que o Sr. João Pico lhe respondesse naqueles termos!!!

O Conselheiro João Pico imediatamente repetiu os exactos termos proferidos antes, ou seja:
- Não estava ali para receber "conselhos" da Srª presidente e que a Srª presidente tomasse em atenção o facto, de que ele próprio, era um cidadão abrantino com quase o dobro da idade da Srª presidente!

Fez-se um silêncio na sala, só quebrado pelo Conselheiro Santana Maia, que pedindo a palavra lembrou mais ou ,menos neste sentido o seguinte:
- Que "pese algumas opiniões que se possam considerar radicais(?!), e concordando-se ou não com elas, o Conselheiro Sr. João Pico não deixou nunca de mostrar boas intenções para ajudar a resolver os problemas locais".(*)

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue