Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

4.777 - Poderá haver "enriquecimento sem causa" na compra do terreno pago pela RPP SOLAR...?! QUID JURIS?

A transmissão da titularidade da propriedade em causa ( a Herdade do Casal Curtido, com 80 hectares) foi "paga" pelo preço exigido pela autarquia e aprovado por unanimidade no executivo municipal e na sessão da Assembleia Municipal, de Julho de 2009, orgão presidido por alguém que na altura, era tão somente, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Lembram-se?!

A aquisição não enferma de ilicitude de furto, roubo ou outra forma menos clara. Percebe-se agora, a valia da proposta do empresário, em querer pagar um preço pela aquisição. Aquilo não foi dado. Foi pago, pelo preço que os diferentes órgãos municiupais entenderam por bem exigir ao empresário.
O negócio terá corrido mal. Só que nada no contrato preveniu qualquer tipo ou espécie de incumprimento contratual.
Espanta-me ver dois advogados, na vereação, um do PSD e outro do ICA , falarem em regressão do terreno e um deles propor desde logo, uma acção em tribunal para pedir a anulação do contrato. Do contrato de compra e venda, cujo preço, exigido livremente pela autarquia foi atempadamente pago, pelo empresário.

Nenhum juiz poderá acatar tão facilmente, a peregrina ideia dos ditos vereadores da oposição. Ali não há enriquecimento sem causa, a favorecer o empresário. Tal facto, só sucederia , se o empresário por si ou por interposta pessoa desviasse a finalidade do projecto, para outra modalidade e dela beneficiasse.
Até agora, nada o comprova. O empresário diz-se disponível para prosseguir com o negócio. E o rompimento por parte do governo e do AICEP, talvez possa servir como uma boa atenuante para as dificuldades criadas à RPP Solar. 
E se amanhã, aparecer um comprador para os pavilhões e que diga que quer reformular o projecto, -  mesmo que já não proponha a criação dos 1 900 postos de trabalho, mas outro número bem inferior - não será fácil, à autarquia provar o "enriquecimento sem causa" do Barão Vermelho ou da RPP Solar, ou de quem comprar essa firma e acabar por pagar as obras, ou negociar qualquer outra forma de pagamentro ou amortização, junto dos fornecedores e dos empreiteiros envolvidos.

O empresário poderá "alienar" a Herdade do Casal Curtido a terceiros. E esse adquirente, terá todo o tempo do mundo para reformular o projecto. À autarquia só resta rezar para que daí resulte alguns novos postos de trabalho. E se o " Barão Vermelho" ganhar algum, com a transacção, não há mais volta a dar-lhe...

À CMA também não interessa ficar com aqueles pavilhões... E que ninguém espere que a CMA, que esbanjou o terreno uma vez, será capaz de evitar novo esbanjamento, caso o terreno regressasse à sua posse e voltasse a vendêlo a outro empresário...

Não há duas sem três...

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue