Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 2 de novembro de 2014

5 .146 - ABRANTES DESCOBRIU ÁGUA NO CASTELO DE BODE . SÓ AGORA?!

Que podemos pensar deste poder autárquico, que ao fim de 40 anos de profecias terríveis que assinalavam secas e faltas de água por todos os lados, e onde não faltavam incêndios todos os verões, conseguiu andar de olhos fechados e ouvidos tapados, como se nunca tivesse sabido encontrar 60 e tal quilómetros de margens ribeirinhas ao longo da grande margem esquerda da albufeira do Castelo de Bode?!

Ressalta dessa triste omissão um sinal claro, de que o bem estar das populações do concelho pouco contou

E que dizer da falta de visão estratégica municipal, da falta de sentido da valorização do concelho, colocando essa prerrogativa no cabeçalho dos motivos apelativos do concelho. Ter água em abundância é nos tempos que correm, o maior atractivo de qualquer concelho.

Mas há quem ache que bastam umas tigeladas e a palha de Abrantes, e os milhões da CE...

Mas atenção, a primeira fase é só para 5 kms, quiçá do Rossio ao Pego e ao Cabrito...

A candura municipal está bem espelhada neste texto atabalhoado do Mirante:


« A Câmara de Abrantes adjudicou esta quarta-feira, 29 de Outubro, a primeira fase do processo de construção do sistema que vai permitir que todo o concelho venha a ser abastecimento com água da albufeira de Castelo do Bode. Este processo representa um investimento global de cerca de dez milhões de euros, que se prevê que esteja concluído em 2020.
Com 19 freguesias, e com cerca de 40 mil habitantes, apenas a zona norte do concelho de Abrantes é actualmente abastecida a partir da maior albufeira de Castelo do Bode, que abastece também a população de Lisboa, à excepção das freguesias de Mouriscas, Fontes e Carvalhal.
A primeira fase dos trabalhos tem um prazo de execução de seis meses para a instalação de condutas ao longo de uma distância de cerca de cinco quilómetros.»

A notícia em si é uma tontice pegada, quando diz que "apenas a zona norte do concelho é abastecida pela água da albufeira do Castelo de Bode". Sejamos claros, a água do Castelo de Bode só chega às freguesias de Martinchel e à metade da União de Freguesias de Aldeia de Mato e Souto mais concretamente, por Aldeia de Mato, Bairros, Carreira de Mato e Cabeça Gorda, onde está a captação, desde 2001. Estes últimos 12 anos andaram a fazer o quê? 
NADA!!!
Souto a 5 kms, Carvalhal a outros 5 kms e Fontes a seguir a 10 kms de Carvalhal, somam logo 20 kms de percursos. Logo, a primeira fase dos primeiros 5 kms é para ligar quem a quem?!

Será para descer da Pucariça a Rio de Moinhos?
Será para descer do Alto da Chainça aos Casais de Revelhos?
Ou é para vir às Barreiras do Tejo, buscar o ramal para o Rossio, o Cabrito e o Pego?!

Mas com tantos anos de "parceria" com a Abrantáqua que dizia investir 37 milhões, nem o projecto está elaborado?

Convenhamos, que Castelo de Bode já leva 63 anos de existência, e só agora é que começam a falar de coisas sérias e tão essenciais à vida do concelho de Abrantes?

Nos idos de 1975, nem a captação para a cooperativa de rega do Souto queriam aprovar em Abrantes.  Foi preciso eufaslar grosso ao Engº Bioucas, de que lá no Souto havia muitos caçadores e muita coragem para levar a obra particular por diante, sem a licença camarária. E lá aprovaram a obra, logo ali no papel à minha frente...! 

Nos idos de 1975, diziam em Abrantes que havia muita água no rio Tejo... Tiveram foi azar com os furos no Tainho, que davam mais nitratos do que água...!!!

Quanto custou esta longa espera de 63 anos?   Há coisas que não se entendem. Mas continua muito boa gente, a dormir descansada e de olhos fechados. Têm o que merecem...

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue