Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 16 de novembro de 2014

5.160 - Voltando às Cooperativas de Rega no Norte do concelho de Abrantes...

... Estranha-se a total indiferença do poder autárquico local, quanto ao apoio e acompanhamento desses investimentos que criaram uma expectativa da melhoria da qualidade de vida, nunca sentida antes ou depois.

Situemos os factos, à época - 1975, 24 anos passados sobre a construção da barragem do Castelo de Bode e de centenas de hectares submersos - onde a água era carregada por regra em cântaros de 15 a 25 litros, à cabeça das mulheres dessas freguesias do Norte do concelho.

Água para toda a família beber, cozinhar, e ainda usar nas lavagens e cuidados de higiene, e ainda na alimentação dos animais, que existiam em todos os quintais, chegando também a ser usadas nas pequenas regas de canteiros e plantas que nunca faltaram, nem deixaram de florir, à porta de cada casa.

Carregar água em cântaros à cabeça foi um esforço contínuo, a que as mulheres foram obrigadas a suportar, diante da indiferença monstruosa do poder municipal.

Que poder local foi este, que nada fez para ajudar estes investimentos na captação de água, todos eles suportados pela quotização dos fregueses. Como é que foi possível esta afronta, em plena vigência da Constituição de 1976?

 
Atente-se que os abastecimentos de água ao domicílio por parte dos SMAS só começaram no Souto sede,  em 1985, - dez anos após o funcionamento da cooperativa do Souto - e em Bioucas cerca de dois anos depois.
Na sede da freguesia da Aldeia de Mato já havia água em fontanários, desde 1960. Mas na Carreira de Mato, só nos anos de 1990 é que a água chegou aos moradores, e pelo preço que se sabe: o mais caro de todo o distrito de Santarém.

Pois bem, para o poder municipal era como se nada disso interessasse ou merecesse atenção cuidada.
Porque não era só o PS no poder local a desinteressar-se desses problemas. O PSD que colhia a maioria de votos no Norte do concelho, chegado à oposição municipal que sempre dominou, nada dizia ou fazia quanto a essa situação.

Para perceber a total indiferença do poder municipal, basta apontar a omissão da Protecção Civil Municipal, em estudar a aplicação de regras de utilização das águas captadas e depositadas  nos enormes depósitos dessas cooperativas, já dentro das quatro povoações em causa: Souto, Bioucas, Aldeia de Mato e Carreira de Mato, onde várias vezes ao ano, as mesmas se viam cercadas por um ou mais fogos ameaçadores.

A água para os auto-tanques iam buscá-la ao Sardoal ou a Abrantes, porque nem caminhos criavam em condições de estabelecerem acessos capazes, até às zonas ribeirinhas.  

Pasme-se, como o poder municipal ainda hoje se mantém indiferente a todas as iniciativas dos fregueses, em prol do bem estar social das suas terras.

Este poder local não serve, senão a clientelas sócio-profissionais muito específicas, quase sempre do núcleo de amigos no poder.
O desenvolvimento do país não pode ficar mais tempo refém desta gente.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue