Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

5.185 - Passar uma semana de trabalho em Lisboa, a pensar em engrandecer generosamente a nossa terra

Este título era o "adn" das pessoas nos idos de 1950 a pelo menos, 1980: um gene Templário, com toda a certeza.
 
Em 1951 veio a inundação das melhores terras de regadio, com a barragem do Castelo de Bode. Mas abriram-se novas janelas de oportunidades nas construções das avenidas Novas de Lisboa e do Bairro de Alvalade.
Os homens corriam a Lisboa à procura do dinheiro para construir a sua casa e acrescentar mais dois tabuleiros de terra de semeadura.  Enquanto isso, as mulheres ficavam na terra a cuidar da casa, das sementeiras, dos bicos da capoeira, e no intervalo dessa azáfama, ainda lhes sobrava tempo para o engenho da colcha que iam tecendo no tear, nessa indústria artesanal que porta sim, porta não, gerava um som bem característico com o bater do tear.
 
As reuniões da direcção da Sociedade Recreativa faziam-se onde era mais prático juntar os dirigentes, à noite e a meio da semana, no escritório do presidente Adelino, no alto da Damaia.  Decidia-se das obras de melhoramentos e dos bailes para os jovens. E, ia-se dando caminho à festa de Agosto. Porque a Sociedade Recreativa ressuscitou com as festas de verão e por isso, as festas nunca deixavam de estar presentes.
 
Este ano é que vamos ter a melhor festa. Vamos ter o melhor conjunto musical, a melhor banda e mais fogo de artifício e foguetes que se oiçam bem longe.  
 
Depois vinham os dias das festas. Vinham os boatos, de que a festa não ia prestar para nada. Vinham as intrigas de quem jurava não dar "esmola" para festa, se a banda não descesse mesmo ao fundo da sua rua e não ouvisse uns bons foguetes, bem à medida da grandeza da "esmola" que pensavam dar.
 
A banda passou a "fugir" à minha porta, ralhavam uns ao cimo da rua. À noite, já nem à festa iam. Acabavam por aparecer, mas muito mal dispostos. Protestavam com alguns dos festeiros. E logo alguns destes juravam não fazer mais festas tão depressa.
 
A sede da Sociedade Recreativa soçobrou a tudo isso. Pela primeira vez, de que há memória, a mesma Comissão de Festeiros manteve-se fiel ao plano traçado e ao quinto ano, ainda logrou ter continuadores, precisamente nos jovens fundadores da primitiva colectividade dos idos de 1958 ou 1959.
 
 
 
 
 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue