O BETÃO É A DESCULPA DA MANDRIICE DO ESTADO
O betão entra na estrutura fundacional das nossas habitações. Ainda não vi ninguém optar por uma palhota e abominar a ideia de se abrigar numa casa de betão. De preferência, uma casa própria, sua - apesar do banco credor.
O betão gerou especulação - especuladores fomos todos, quando mudámos de casa vendendo pelo dobro ou mais, sem garantia alguma, esse mesmo andar que anos antes comprámos ao construtor, com cinco anos de garantia.
...
E o fisco, - pasme-se...! - ainda concedia isenção total da mais valia, por esses ganhos especulativos, se aplicássemos esses mesmos lucros em nova aquisição de casa própria.
Por muitos impostos e taxas aplicadas aos urbanizadores - e a maior taxa estava em demorarem os licenciamentos, mais de uma dezena de anos, agravando o investimento com juros bancários, que o consumidor final teria mais tarde ou mais cedo de suportar - nunca nenhum governante ( alguns formados em economia e finanças) ousou exigir uma fatia de cada uma dessas urbanizações para criar uma bolsa pública de terrenos, a lançar no mercado a preços baixos. Estava assim criada, a " Entidade Reguladora do Imobiliário".
Só que ficava muita gente privada do seu "nicho de mercado": o tal que criava dificuldades administrativas, para depois "vender" facilidades...
Como se vê, o betão não teve culpa nenhuma... !!!