Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 8 de março de 2010

(2 725) - Só me faltava ouvir estas tretas do Engº José Eduardo Marçal no Ribatejo

A chamada de atenção veio nos "muito mentirosos", onde o arquitecto Castelo Branco alinhavou umas frases soltas para lhe afagar o ego, fingindo-se travestido no "Miguel Abrantes" ali entre a Ferraria e o Castelo.
Leiam esta preciosidade histórica muito mentirosa:
«Como se recordam os nossos leitores o José Eduardo foi o verdadeiro cérebro político da eleição de Humberto Lopes e da derrota socialista em Abrantes.

Candidato a Presidente, devido a Humberto Lopes desejar reformar-se e dedicar-se à benemerência, o Sr. Eng. José Eduardo Marçal foi candidato do PSD à CMA, tendo sido vencido por Nelson Carvalho.

Apenas a viragem cíclica do cavaquismo impediu José Eduardo de ganhar a Câmara de Abrantes. Perdeu o concelho, ganhou o Distrito.»
Estes 3 parágrafos foram escritos pelos "muito mentirosos".
.
AGORA EU - JOÃO PICO - COMENTO e CONTO A OUTRA HISTÓRIA :
.
Não houve "cérebro" algum na vitória do PSD em 1989. O Engº Bioucas é que perdeu as eleições, já muito desgastado politicamente e o eleitorado agarrou-se ao candidato do PSD, porque este era o vereador muito próximo da continuidade do Engº Bioucas. Foi essa proximidade - uma tese que Humberto Lopes viria mais tarde a propôr a outros, após 2001, de cooperação com o PS, mas que Pedro Marques não conseguia cumprir porque lhe faltava a manha e a malícia de Humberto Lopes e Nelson não era um homem bondoso como o foi e ainda é o Engº Bioucas - quem aproximou o poder do PSD, com maioria relativa ( 3 vereadores), muito contribuindo para tanto António Roseiro o nº 2 à Câmara nessa lista PSD, prestigiado presidente de Junta de S. Vicente a maior freguesia, e ainda a Junta de Tramagal do PSD.
.
Hilariante a nota que dá Humberto Lopes a reformar-se em 93!!!
Como se não tivesse o Engº José Eduardo andado a usar os pés em vez da cabeça desde 89 até 93, tudo fazendo para ser ele a mandar e a dar "tachos" e mordomias aos amigos do PSD e Humberto Lopes que nisso era um "forreta" de mão fechada a querer fazer tudo direitinho e certinho.
Eu estou à vontade para o dizer. Não tenho simpatias por Humberto Lopes. Até recebi uma outra indelicadeza dele. Mas Humberto a presidente de câmara nunca obteve de Marçal presidente da concelhia a necessária colaboração.
Marçal conspirou sempre para deitar abaixo Humberto e em 93 foi Marçal e os seus amigos do tal "amiguismo PSD" quem vetou o nome de Humberto e lhe recusou apoios. E a batalha que travou o Marçal com a presidência de Humberto Lopes na Assembleia Municipal foi desastrosa para a boa imagem do PSD local. Foi praga!
.
Em 93 , Marçal estava desprestigiado pela o insucesso da firma do avô, que ele neto, ao que dizem, teria sido muito perdulário, ajudando à ruína. Foi nesse clima de pré-falência da firma que recebera do avô, que o Engº Marçal se candidatou. Era a morte anunciada. Até um professor desconhecido lhe ganhou!
Agora atribuir a derrota de Marçal ao Cavaco é que não dá de todo. Hilariante essa tirada dos "muito mentirosos"!!!
Comovente - mas muito mentirosa - essa laracha, de que perdeu o concelho, mas ganhou o Distrito!
Se fosse o João Pico os nomes que não me atiravam acima.
.
Mas mais uma vez os "muito mentirosos" falharam redondamente. Então se o Cavaco foi culpado pela derrota em Abrantes, como é que em 93 e 94, já depois dessa derrota em Abrantes, é exequível atribuir o sucesso ao Engº Marçal, ainda por cima avalizado pelo Cavaco Silva?!
.
- Vícios danosos em Abrantes e Virtudes supremas em Santarém?! Importam-se de explicar essa de cabo de esquadra?
.
Depois aquela charada no Ribatejo do Engº a apoiar o "amigo" arquitecto e a falar de enquadramento urbanístico, logo ele engenheiro civil, quando o que tem agora no lugar da futura Torre são as antigas cavalariças em tapume para o Jardim da República, uns paredões mal amanhados e muitos carros estacionados por ali abaixo num ermo...
Também é muito mesquinho ao falar que o museu é uma ideia boa, mas há mais obras para expôr de autores abrantinos, blá,blá,blá...
Mas o que é isso? Então primeiro não será melhor fazer o museu e depois de feito, o que não faltariam era muitas oportunidades para rodarem as peças a expôr. Uma obra do peso do MIAA não se compadece de guerras e ciumeiras de capelinha. Que decepcção oh Engº.
Essa nem o Castelo Branco dizia...
.
Bem finalmente, lá vem a sua tirada de licenciado a falar do Museu como técnico de Segurança no Trabalho?!!!
Por amor de Deus, então o Engº acha que a crítica séria ao Museu podia assentar nessas dúvidas quanto à competência dos seus colegas na Segurança da obra? Mesmo que houvesse alguma questão a apontar, isso era absolutamente irrelevante e fora de contexto.
Agora percebo como é que perdeu para o professor beirão.

(2 724) - Há muitos terrenos mais centrais em Alferrarede e que poderiam reverter para a autarquia a custo zero!

Terrenos integrados em espaços passíveis de obras de urbanização, onde os donos poderiam ceder gratuitamente espaços para neles construírem a escola.
Aliás, como se sabe, todos os urbanizadores já contam com cedências de áreas para equipamentos urbanos, entre os quais se destacam os terrenos escolares.
Tivessem feito um PDM digno desse nome e ao fim de quinze anos, o que mais não faltavam - especialmente numa grande freguesia como Alferrarede - eram terrenos para todas as escolas necessárias e mais que fosse...
O que surpreende em Alferrarede foram as grandes urbanizações que já aí ocorreram nos últimos anos e outras que estão assinaladas para avançarem e como é que a autarquia nada fez no sentido de já possuir em reserva uma bolsa de terrenos, que por junto ou negociados em tranches pudesse fazer reunir um espaço altamente vantajoso em termos de centralidade. E tudo mas tudo a CUSTO ZERO!
Estes 618 mil euros estão muito mal justificados!
Esta história anda a ser muito mal contada...

(2 723) - Porque razão o presidente de Junta de Alferrarede faltou à última reunião da Assembleia Municipal?

Ao contrário do que os "muito mentirosos" quiseram fazer passar, nem a Junta nem a Assembleia de Freguesia de Alferrarede souberam da escola fora de Alferrarede. Sabiam que estava a ser negociado um terreno mas não sabiam da exacta localização, mas acreditavam que fosse dentro dos limites da freguesia de Alferrarede, como fora sempre falado e prometido pelo executivo municipal
Ao que consta, o presidente da Junta de Alferrarede já teria um discurso preparado para a última reunião da Assembleia Municipal para falar da necessidade do Centro Escolar, quando nas vésperas tomou conhecimento da Ordem dos Trabalhos em que apontava a compra do terreno, mas nada dizia se o destino do mesmo era para o Centro Escolar de Alferrarede.
Todavia, segundo certas fontes ligadas à autarquia, vendo-se ultrapassado, resolveu faltar para não ter que contestar aquela medida frente a Jorge Lacão.
.
Ao arrepiar de caminho dos vereadores do PSD que há um mês votaram em unanimidade aquela compra, faltou agora esclarecerem mais alguma coisa sobre as alterações dos limites da freguesia, um processo que demoraria anos e que obriga a passar na Assembleia da República onde o PS é minoritário.
Não sei se sabiam destas coisas...

(2 722) - Um nojo, Pina da Costa não saber respeitar os mortos na Madeira...

Li hoje num semanário, o texto mais ignóbil e mais peçonhento que alguma vez passou pela imprensa local, que comparado com certas descargas da bílis do Dr. Armando Fernandes, faz deste um menino de coro.
O texto assinado por um sujeito que para além dos salários auferidos no Estado toda a sua vida, que teriam alimentado os mais necessitados de todo o concelho de Abrantes, ainda causou os maiores prejuízos ao concelho, ao património municipal e à boa imagem do concelho: um desastre completo!
.
Pois bem, esse infeliz e incompetente VPC como gostava de lhe chamar o Dr. Consciência foi entre outros o autor e cúmplice dos maiores disparates erguidos no concelho, como vice-presidente em quase oito anos. Milhões de euros foram desbaratados em obras mal dimensionadas e pior executadas.
Para além da co-responsabilidade nas obras faraónicas no concelho, com o Aquapolis à cabeça, implantou a captação da Cabeça Gorda sem nunca se preocupar com os esgotos das habitações circundantes a essa captação.
Deixou a etar da Fonte quente a descarregar para a charca do Aquapolis.
Instalou da forma miserável que se sabe os célebres "bungalows" na praia fluvial da Aldeia de Mato;
Instalou a conduta da Cabeça Gorda sem uma única boca de incêndio no percurso de 14 km, a maior parte em zonas de atravessamento florestal; o depósito de reserva de água da Aldeia de Mato, na EN 358, podendo ter ligação a essa conduta da Cabeça Gorda, acabou por ter de sere abastecida por auto-tanques dos Bombeiros que vão encher ao Sardoal.
As pontes da Amoreira, da Aldeínha e do Paúl/vale da Abrançalha foram arrastadas pelo leito de cheia, mal choveu uma décima da água que choveu numa manhã na Madeira.
Avisado por mim, ainda vereador substituto, para cuidar das guardas de segurança ou instalar rails metálicos sobre maciços resistentes, na estrada Atalaia(Souto) para as Sentieiras (Fontes), desdenhou como só os idiotas e ignorantes o sabem fazer; dois anos depois ruía toda a estrada que ele dizia restaurada e cujo lixo tinha sido escondido debaixo desse tapete de betuminoso, ficando a estrada interrompida vários meses.
Foi com ele em vice-presidente que ruíram as muralhas do Castelo por duas vezes e os muros do Jardim do Castelo já desapareceram quase por completo;
Mal saíu da câmara as primeiras chuvas - nada comparáveis à tromba de água da Madeira - fez ruir metade do troço da Avenida do Paiol, na cidade.
Foi com ele que o Mercado semanal ficou instalado vergonhosamente no campo do Barro Vermelho e sem uma única retrete.
Foi com ele em vice-presidente, que ardeu o concelho quase todo, e as chamas chegaram à cidade ( 2003 e 2005 e 2007 nas Mouriscas).
Foi com ele que se registaram as frases mais estúpidas e miseráveis do anedotório de Abrantes, desde a "benção por a hipotetica barragem do Almourol poder submergir o açude, o que nos livrava a despesas incomportáveis com a sua manutenção" e tantas outras que seria fastidioso agora reproduzir.
Foi este indivíduo que deturpando tudo o que com grande coragem e determinação - coisa que VPP nunca soube o que isso era na vida de mero burocrata - o Dr. Alberto João Jardim teve o cuidado de sublinhar numa entrevista a Judite de Sousa, quanto às obras que iria refazer, como nos últimos anos andou a fazer e bem, pois essas ficaram de pé, e que o que ruiu foram obras desde a monarquia e o Estado Novo.
Havia casas em proximidade com ribeiras, mas como muito bem assinalou João Jardim, essas casas não as podia ir lá mandar deitar abaixo, alegando poder vir aí uma catástrofe em quem ninguém iria acreditar que fosse possível.
Imagino o que não diriam esses outros VPC, se Alberto João quisesse demolir algumas dessas casas, antes desta tragédia...
Se houvesse uma queda de água de 180 litros por m2 numa hora, - como ocorreu na Madeira - metade do Centro Histórico iria nas cheias, as muralhas do Castelo e os paredões que se abatem sobre a Escola dos Quinchosos teriam chegado ao Tejo; o que ainda resta da avenida do Paiol teria desaparecido; a avenida António Farinha Pereira e a rotunda do Olival ficariam destruídas; as barreiras do Espinhaço de Cão não se sabe onde iriam parar; as ribeiras da Abrançalha, de Rio de Moínhos e da Amoreira teriam inundado e arrasado vastas áreas no seus longos percursos.
É preciso não esquecer há dois anos que uma tromba de água por ocasião do dia das Festas da Cidade, deixou todas as lojas do Centro Histórico inundadas. O VPC era o vice-presidente e foi 6 anos o responsável directo pelos SMAS.
Com tudo isto e muito mais que ficou por dizer, aquele sujeito deveria imediatamente ser expulso da chefia dos SMAS, pois não tem perfil - nem carácter - para estar à frente de uma área tão sensível como são os SMAS.

(2 721) - Os vereadores do PSD já arrepiaram caminho: até que enfim! Bem-hajam...

Não se fiaram nos "amigos de Abrantes" domiciliados em Peniche e com pseudónimo de Miguel Abrantes...
No blog "amarAbrantres" e porque hoje é Dia da Mulher, mais parece que houve toque da Srª. presidente da Concelhia do PSD: em política, o que parece é!
Transcrevemos uma tomada de posição dos vereadores do PSD na Sessão de Câmara de hoje:
« LIMITES DA FREGUESIA DE ALFERRAREDE
Declaração dos vereadores do PSD»

«Os vereadores do PSD consideram de uma grande leviandade e de uma extrema gravidade as declarações da senhora presidente da câmara à Rádio Antena Livre de que estava disposta a alterar os limites das freguesias de Alferrarede e S. Vicente para que a parcela de terreno adquirida à Sociedade Mendes & Gonçalves, S.A., ficasse na freguesia de Alferrarede.
Os limites consolidados das freguesias são um assunto demasiado sério para que possa ser tratado com a ligeireza que a senhora presidente o tratou, dando a sensação de que o território das freguesias poderia ser alterado, segundo o seu livre arbítrio e para satisfazer os seus caprichos.»

.
O PSD já não seguiu "por Abrantes", os tais que se estavam nas tintas para os limites e para as freguesias, pois para eles o que conta são concursos públicos, mas só de projectos de arquitectura...
Será que já estavam a desenhar o Centro Escolar de Alferrarede?!
O PSD foi "POR ALFERRAREDE" - tenho que dar a mão à palmatória.
Passe um Bom resto de dia, Engª Manuela Ruiva.

(2.720) - O blogue " LAGAMART.blogspot.com" ficou indignado com as tropelias dos "cidadãos por Abrantes

«Nos últimos tempos tem-se assistido a um verdadeiro bombardeio via blogue contra uma pessoa, que pese embora a sua forma de estar na política, desde que o conheci, tem mantido uma postura, uma educação e um trato no modo de fazer política que muito apreciei e continuo a gostar.
Falo de João Pico, o visado, com quem partilhei duas campanhas eleitorais autárquicas, em 2005 e 2009, e outras nacionais e europeias pelo meio, além de um relacionamento mais abrangente e profícuo, que culminou até, em amizade extensiva a familiares.Esta minha observação não vai no sentido da defesa de João Pico, pessoa integra e que muito estimo, porque tem arcaboiço político e intelectual para não necessitar disso. Tão-somente, o que me parece que está em causa, é algum devaneio conspirador protagonizado por alguém, que quer à força toda, retirar a opinião ou atitudes de João Pico que sempre tem patenteado e mantido.»
.
O blogue é simpático para com as minhas posições defendidas em Abrantes.
O seu nome é um anagrama de TRAMAGAL. Recomendo a leitura de
"lagamart.blogspot.com"
E prossegue o texto desse blog:
.
«No dia da apresentação do projecto do Museu Ibérico de arqueologia e arte, a nata dos especialistas de Abrantes enrolou o estojo e nem foi capaz de botar palavra e discutir com o autor do projecto.
Foi João Pico que promoveu alguma discussão sobre uma matéria tão importante para Abrantes e nos vários domínios. Só porque, depois de esclarecido, deu o seu aval, passou, para “os cidaãos de Abrantes”, a ser um alvo a abater. Também eu, solenemente aqui transcrevo, que sou a favor da implantação do dito projecto em Abrantes e no local para onde está indicado.»
.

(2 719) - COERÊNCIA nas DUAS MARGENS

Ficou defraudada, com o açude tacanho do professor feito autarca e consentido por uma cidadania refém de interesses mercantis óbvios.
Nos partidos da oposição, a consanguinidade com o poder municipal era por demais evidente. Certa viagem ao Japão mostrou fotos muito esclarecedoras.
A única voz crítica do açude foi a minha.
A haver um açude, tudo poderia ter sido feito com outra visão estratégica, abrangente e sustentada.
A ponte açude era incontornável: aproximava à cidade, pelo menos, cerca de 10 mil habitantes, vindos de S. Miguel,Tramagal e Santa Margarida - a coesão no seu melhor!
A exploração da mini-hídrica associada ao açude: sustentava o turismo e uma SAD vocacionada para o incremento desportivo municipal, através de parcerias com a empresa municipal, com associações desportivas locais e com o AFC, o núcleo federador de toda a imagem dinâmica desportiva de Abrantes.
Duas praias fluviais: Aldeia de Mato e Fontes. A ligação do Parque de S. Lourenço à E.N. 358 e à albufeira. Eram as ferramentas essenciais à harmonização estratégica e sustentada da vida municipal.
Objectivamente, seria a melhor imagem de coerência nas duas margens. Muitos esqueceram-se de o exigir. E bastou apenas um único actor para o destruir: Nelson de Carvalho.
Por mim, vou lembrando estas coisas. E colhendo a ingratidão de muitos a quem lhe pesa a consciência, pelas omissões passadas. Até que um dia surja nova gente com capacidade de fazer justiça às boas ideias. Mas sem apego ou consanguinidade a essas más consciências.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue